segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Outubro Rosa no ar novamente

Logo pela manhã, um bate papo com a Dra. Eliane Araújo.

Temos a satisfação de dizer que nosso museu está bastante atento a todas as campanhas e causas que envolvam problemas humanos, sociais ou da natureza e não raro apoiamos e nos envolvemos a elas de alguma forma. Assim sendo, há três anos passados o Outubro Rosa entrou para nosso "calendário de eventos" e tivemos o prazer de realizar pequenas e simbólicas ações no sentido de alertar nossas funcionárias e visitantes sobre a importância do auto exame das mamas na idade correta e de realizar todos os exames ligados à manutenção de uma uma boa saúde, sem sustos. Prevenir é melhor que remediar, todo mundo sabe, mas há quantos anos você não vai ao médico para um 'check-up' simples?

Neste ano tivemos a grata surpresa de poder colaborar com um trabalho de prevenção ainda muito maior daqueles que já havíamos tomado contato: o do Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola - nosso "vizinho" de rua - que realiza vários programas informativos de qualidade de vida para pessoas que moram em nosso bairro, e com isso uma das atividades do Outubro Rosa do Posto foi realizada aqui. Na manhã do dia 19 de outubro um grupo com cerca de 30 senhoras ocupou um pedaço de nosso caramanchão para fazer alguns breves exercícios e também para assitir à palestra da Dra. Eliane Araújo.

O grupo ouviu e questionou a partir de suas experiências diárias sobre hábitos
que auxiliam e atrapalham a saúde da mulher e os cânceres mais comuns.

Foram momentos muito edificantes que com certeza colaboraram com a disseminação de informação relevante entre a população carente de recursos de toda ordem, o que só nos deixa mais satisfeitos. Na oportunidade tivemos a chance de conversar com a professora de educação física Ana Carolina Silva, que acompanha alguns grupos do posto de saúde em visitas e atividades físicas por nosso bairro e destacamos alguns de seus pensamentos sobre a ocasião que achamos bastante pertinentes.

Segundo a profissional, há enorme importância na proteção e prevenção às mulheres que não têm informação fácil a doenças como o câncer de mama. Segundo ela, a campanha do Outubro Rosa serve para alertar sobre a importância da prevenção, do tipo "não deixe de ir ao seu médico, não deixe de fazer exames". Durante todo o mês, todas as unidades de saúde intensificam ações de divulgação de doenças tais como o câncer de colo de útero e de mama, criando rodas de conversas, bate papos com café ou em salas de espera, entre outros encontros, tudo que se possa falar sobre o assunto e alertar muitas as mulheres para a necessidade de se prevenir. "Além disso..., diz Ana, "tornar essas mulheres que vêm ao posto multiplicadoras da informação, para alcançarmos também as mulheres que não têm o hábito de vir a uma consulta médica. Esse é o maior foco das ações no Outubro Rosa".

Outros encontros ao longo da semana foram realizados em outras instituições do bairro,
estreitando os laços entre pacientes e profissionais de saúde do Ernani Agrícola.

Uma coisa que pudemos notar no programa criado pelo Centro de Saúde do bairro neste ano, foi a variedade de instituições que o posto contactou para que se tornem parceiros das atividades da semana, disponibilizando um espaço - ou até mesmo toda a sua área - para a realização de reuniões diferentes, incomuns, saborosas, divertidas, fora do dia a dia das mulheres. Segundo Ana Carolina, tal coisa é feita pelo seguinte motivo: "Esse ano resolvemos fazer diferente, visitar os espaços que temos em parceria no nosso território, pois gostaríamos que essas mulheres e homens conhecessem esses espaços (alguns nunca entraram), e para que essas conversas fossem em lugares agradáveis como o Museu Casa de Benjamin Constant, e assim sairíamos da lógica de só se falar sobre doença e prevenção dentro de uma unidade de saúde."

Temos certeza de que a ideia surtiu o efeito desejado e estamos prontos a participar e colaborar em outras ocasiões e iniciativas. Parabéns ao Ernani Agrícola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!