quarta-feira, 18 de maio de 2016

Paisagens Culturais cariocas em nosso acervo fotográfico



Tema da 14ª Semana de Museus, que acontece neste ano em nosso país, "Museus e Paisagens Culturais", é um assunto da maior importância em nosso país. Conforme aponta o texto da apresentação do evento capitaneado pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, "(...) esse tema reforça o papel sociocultural das instituições museais. Quando chamados a abrirem suas portas para seus contextos externos, enfatiza-se a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais".

Foto 138 - Praia com Pão de Açúcar em segundo plano.
As chamadas "Paisagens Culturais" enfatizam a relação do homem com o meio ambiente e são definidas como uma "porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores", e foram incorporadas pela UNESCO, no ano de 1992, como mais uma categoria de Bens Culturais. A Portaria nº 127, de 2009 do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico - instituiu a chancela da "Paisagem Cultural Brasileira" em nosso país.

Foto 557 - Rua Payssandú: palmeiras ao longo da rua com Corcovado ao fundo.


A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira cidade do mundo a receber o título de "Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural" no ano de 2012, pela UNESCO, o que inclui o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a Praia de Copacabana e a entrada da Baía da Guanabara.

Foto 583 - Panorama de Copacabana: quarteirões de casas e prédios
cortados por ruas, montanhas e mar - circa 1931.

Desta forma, ao consultarmos nosso Acervo Fotográfico - que possui mais de 5 mil fotografias em diversas técnicas fotográficas - selecionamos imagens destas importantes paisagens culturais de nossa cidade, registradas nos séculos XIX e início do XX. Vejam nestes poucos exemplos retirados de nosso Fundo Gal. Pery Constant Bevilaqua, um pouco da beleza natural destes pontos com os quais nos deparamos quase todos os dias.

Foto 588 - Hotel Glória com Baía de Guanabara e Pão de Açúcar ao fundo. Circa 1934.

Foto: 635 - Praia de Copacabana.

Foto 636 - Jardim Botânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!