sexta-feira, 13 de maio de 2016

14ª Semana de Museus

No cartaz do evento, como no ano passado, outra obra de Portinari: "Pipas", de 1941, teve seu
direito de reprodução gentilmente cedido ao IBRAM pelo Projeto Portinari.

E lá vem a - já tradicional - Semana de Museus de todo mês de maio. Neste ano o tema indicado pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus é "MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS", e vai nortear os eventos que ocorrerão em mais de 1.200 instituições em todo o país, na semana que vem, entre 16 e 22 de maio. Vamos ver alguns destaques da programação?

O Museu da Abolição funciona no sobrado que foi sede do Engenho Madalena
e residência do conselheiro abolicionista João Alfredo.

  • O Museu da Abolição, no Recife, escolheu como tema central a paisagem do Mangue e as Pescadoras e a programação já começa no domingo, dia 15, com o "II Encontro de Crespas e Cacheadas" do estado - evento de empoderamento, aceitação e valorização dos cabelos crespos, cacheados e transicionados. De 16 a 20/05 vai ter a "Oficina de Grafite Abolir: Mulheres na luta por terra, teto e alforria", com a participação de 15 alunos das escolas próximas à instituição, resultando numa exposição das peças produzidas durante a oficina. No dia 22 inaugura uma exposição de fotos com mulheres negras, produto do catálogo do cabeleireiro Felix Oliveira.
  • No Museu Histórico de Mato Grosso vai haver uma série de atividades: entre os dias 17 e 21/05, das 9h às 17h, acontecem duas exposições sobre o tema da semana de museus: a primeira, de fotos amadoras; a segunda, com o tema mais especifico de "Paisagens Culturais de Mato Grosso" ocorre em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB do estado. E às 17h do dia 21/04, tem encontro de profissionais e estudantes de Arquitetura, Geografia e Direito, com palestras e debates sobre o tema "Paisagens Culturais".
O Palacete das Onze Janelas foi construído no século XVIII como residência de Domingos da Costa Bacelar,
proprietário de engenho de açúcar. Em 1768 a casa foi adquirida pelo governo do estado e serviu de
hospital a quartel militar. Hoje abriga um museu e é um dos cartões postais da capital paraense.
  • Em Belém, no Pará, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas vai realizar a oficina "Formas da Paisagem", de captação áudio visual de sons e imagens presentes no entorno da instituição mais exibição de mapping. As inscrições vão até o dia 13/05 e o evento ocorrerá entre os dias 18 e 21/05, das 14h às 18h.
  • O Museu de Favela, que envolve as comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo nos bairros de Copacabana e Ipanema aqui no Rio, programou uma Ação Educativa nos dias 20 e 21/05, das 15h às 18h: vai ter uma Mesa Redonda com fotógrafos da comunidade, visitas abertas e a exposição "A Paisagem Encantada do Museu de Favela", incluindo Pontos de Memórias e cultura local. 

Em Inhotim, uma linda paisagem natural e cultural a ser explorada.
  • Em Minas, o Insituto Inhotim tem diversos eventos: entre os dias 18 e 22/05, das 10h às 15h, na oficina "Construindo Paisagens", os participantes utilizarão técnicas de colagem e assemblage, para criar sua própria paisagem cultural. E nos dias 19 e 20/05, das 10h30 às 12h, haverá visita temática especial “Inhotim - uma paisagem cultural” que se propõe a abordar quais são as peculiaridades deste espaço, sua transformação ao longo da sua existência, até sua formatação como paisagem cultural.
  • Na cidade de Gramado, Rio Grande do sul, o Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande (também conhecido como "Museu do Trem"), promete uma série de atividades. Logo no dia 16/05, além da solenidade de abertura da semana, haverá apresentação da Orquestra de Violões da cidade às 14h e, logo a seguir, espetáculo teatral infantil. Neste dia até 20/05, entre 14h e 17h, estará aberta a exposição "Paisagens Culturais Gramadenses", com peças da Associação de Artes Visuais de Gramado. Também no dia 16, às 19h30, acontece a palestra "Museus e Paisagens Culturais" com a museóloga Daniela Schmitt, fora do museu: será no Auditório do Centro Municipal de Cultura da Várzea Grande. No dia seguinte, 17/05, entre 14h e 16h, tem Oficina de Desenho Artístico com o tema "Paisagens Culturais de Gramado", sob a batuta do professor Marco Antônio Bossardi. Para completar, no dia 18/05, às 14h, há o encontro do Projeto Gramado Histórias e Memórias: Lembranças do Trem, com Nair Gil de Castilhos e Lisete Casagrande - participação da mediadora Nilva Baretta, que é diretora do Centro Municipal de Cultura Várzea Grande.

Para ter acesso à programação completa em todo o país, consulte a página Guia da Programação da 14ª Semana de Museus no site do IBRAM.

Um momento na paisagem de nosso museu.


O Museu Casa de Benjamin Constant estará aberto na Semana de Museus, entre os dias 16 e 22 de maio, de segunda a domingo, das 10h às 17h, com entrada franca. Venha nos visitar!

Utilize a hashtag " #semanamuseus2016 " em suas publicações nas mídias sociais e conte pra todo mundo que você curte museus!

Acompanhe a Semana de Museus e o IBRAM nas mídias sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!