quinta-feira, 28 de abril de 2016

O Dia Internacional da Terra - 22 de abril

A bandeira/símbolo - ainda não oficial - do Dia da Terra.

Assim como publicamos aqui uma nota sobre o Dia Mundial da Água, registramos agora a passagem do Dia da Terra, no último dia 22 de abril. Proposto pelo senador norte americano (e ativista ambiental), Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970, visava gerar conhecimento sobre os problemas de desequilíbrio ecológico, de conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger nosso planeta natal.

Durante a primeira manifestação, o Senador Nelson tentou criar uma agenda ambiental. Neste dia, duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades dos Estados Unidos fizeram pressão sobre seu governo, que acabou por criar a Agência de Proteção Ambiental - Environmental Protection Agency - além de uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente. Dois anos depois, aconteceu a Primeira Conferência Internacional sobre o Meio Ambiente - também conhecida como "Conferência de Estocolmo", de que já falamos aqui - agora com o objetivo maior de sensibilizar os líderes mundiais sobre a ameaça que representam os diversos problemas ambientais pelos quais passamos.

O parque de nosso museu: um pequeno ecossistema que nos mostra, dia a dia,
a importância da preservação ambiental.

Mas, é importante que se diga, que o Dia da Terra é uma festa que pertence às pessoas, e não está regulada por somente uma entidade ou organismo, nem tampouco está relacionada a reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas. O ideário dos ativistas que o abraçam sempre se refere à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, da educação ambiental e da presença no mundo como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. Neste dia, todos são convidados a participar de atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.

Os grupos de ambientalistas reservam este dia como um bom momento para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, da água e dos solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Também é o dia em que se pensa em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas, se valendo do incentivo à reciclagem de materiais manufaturados, à preservação de recursos naturais - até mesmo o petróleo e a energia - à proibição de utilizar produtos químicos danosos, ao fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e à proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão, este é o Dia da Terra.

Biodiversidade: conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes
em determinada região ou época. Mantê-la, é manter a "mãe Terra".

No ano de 2009, a Organização das Nações Unidas - ONU reconheceu o dia, e o definiu como o "Dia Internacional da Mãe Terra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!