quarta-feira, 13 de abril de 2016

Admirável mundo virtual

Perspectiva de projeto com nova expografia para nosso Museu Casa exibida na Museum Week #future

Conforme anunciamos aqui, neste ano tomamos parte da Museum Week, evento virtual que aconteceu no Twitter entre os dias 28/03 e 3/04/2016. Foi uma semana das mais interessantes e por isso voltamos ao assunto agora.

Nosso Museu aparece em destaque nas estatísticas de participação de
instituições brasileiras na Museum Week 2016 - Fonte: www.museumweek2016.org
Clique para ver maior.

Instituída pela rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres - também chamada de microblogging - o Twitter propiciou um excelente espaço para divulgação de 3.500 museus e centros culturais de todo o mundo, sem esquecer dos novos contatos e trocas que aconteceram durante o evento. Foi notável a participação de várias instituições brasileiras que possuem belos trabalhos em diversos temas. Os grandes museus internacionais também estiveram presentes com suas peças de arte que são verdadeiros patrimônios da humanidade, além de uma expertise sem par. Mas foi, antes de tudo, um momento de descobertas, de mostrar o que cada um faz, com holofotes para todos os tipos de trabalhos.

O cotidiano e o "por trás das câmeras" de cada um dos participantes foi bem evidenciado e deu gosto ver como algumas coisas acontecem dentro de vários equipamentos culturais: a conservação das peças de arte de séculos atrás, a pesquisa - viva - dos museus de ciências - o ofício de contar a história de um povo, país ou região para as novas gerações. Cada um com seu "show" e sua forma de ser, mostraram o que de melhor possuem para o público virtual.

Na página oficial do evento é possível ver nossos tweets durante a semana
além das estatísticas de participação/interação.
Clique para ver maior.


Para nossa surpresa, além do aumento do conhecimento sobre o museu de quem já nos "segue" nesta mídia, houve quase 130 novas adesões - ou seja, muita gente se interessou pelo que contamos e mostramos, passando a seguir nosso perfil - e cerca de 160 "curtidas", só no Twitter, sem contar as interações em nossa página no Facebook. Além disso, é inegável a qualidade das interseções e contatos feitos com outras instituições, brasileiras e de todo o mundo: os "retweets" (repetição de um tweet feito por uma outra pessoa/perfil), nos proporcionaram uma visibilidade das melhores. Foi bom começar a ser conhecido em outras cidades do país e do mundo - pois todas as interações foram feitas também em inglês - e também foi muito bom conhecer novos colegas do ofício museal.

Foi de fato um grande encontro virtual que, a nosso ver, só tende a crescer em importância e números, reduzindo distâncias não apenas físicas, mas também em quantidade de visitas e da própria disseminação do conhecimento através da internet. É como se um enorme "megafone virtual" fosse disponibilizado a todos os museus do mundo e, a partir disso, as histórias e o patrimônio de cada um deles estivesse ao alcance de um simples clique.

Siga nosso Twitter: www.twitter.com/museu_bconstant

Conheça nossa página no Facebook: www.facebook.com/MuseuCasaBenjaminConstant

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!