sexta-feira, 29 de maio de 2015

13ª Semana de Museus: o evento

A animação foi geral ao final da apresentação da banda "Elektromato".

No sábado passado, dia 23/05, realizamos um pequeno evento no parque de nosso museu, com curadoria e organização da Rede Ecológica - Núcleo Santa Teresa, que já realiza sua entrega semanal de orgânicos - apenas para associados - aqui mesmo, todo sábado pela manhã. A parceria surgiu há cerca de um ano, mas só agora, aproveitando o tema da Semana de Museus - "Museus para uma sociedade sustentável" - o evento foi aberto ao público. E quem veio, curtiu. Veja nas fotos abaixo um pouquinho do que aconteceu neste dia:

Logo no início, a arrumação dos alimentos nas cestas dos associados chamava a atenção de todos pela beleza dos hortifrutigrangeiros orgânicos.

As mudinhas de espécies de nosso parque ficaram à disposição dos visitantes e amigos.


Um grupo de visitantes fez uma caminhada por nossas trilhas, conduzidos 
por nosso servidor João de Oliveira.


Nossa diretora, Elaine Carrilho, dá as boas vindas a todos, apresenta a Semana de Museus e a parceria com o Núcleo Santa Teresa da Rede Ecológica.

Carla Forster e Messias Vital, instrutores do projeto social Terrapia, falaram sobre "Alimentos Vivos" e demonstraram na hora como se fazia docinhos vivos com sementes germinadas e suco de clorofila, respectivamente.

A banda "Elektromato", que só toca melodias e cantos de povos nativos, 
animou - mesmo - o encontro.

Renato Martelleto e o Sr. Luis estiveram presentes oferecendo seus orgânicos.


A palestra de Pablo del Arco, do grupo "Águas de Março", sobre captação da
 água da chuva atraiu muita gente.

Foram realmente momentos de encontro e festa em nosso parque, onde a natureza, a sustentabilidade, a ecologia e as boas práticas pessoais e em sociedade deram a orientação geral para as trocas de ideias. E aguarde: teremos outros posts a respeito desse evento e sua temática!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Na FLIST 2015

Organizada pelo CEAT - Centro Educacional Anísio Teixeira - anualmente, a FLIST
já faz parte do calendário de nosso bairro. E até mesmo, da cidade.

Tal como no ano passado - veja post aqui - tivemos o prazer em tomar parte na FLIST - Festa Literária de Santa Teresa - através da Santa Rede - Rede de Instituições e Produtores Culturais de Santa Teresa, a qual fazemos parte desde seu início.

Na barraquinha da Santa Rede no evento, além dos folhetos dos membros houve também divulgação
dos 500 anos de Santa Teresa, com comemoração prevista para o próximo mês de outubro.


Neste ano, os homenageados da Festa foram o poeta, escritor, jornalista - e agora também "imortal" da Academia Brasileira de Letras - Ferreira Goulart, além de Roger Mello, jovem escritor e ilustrador, primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustrações. A programação do evento foi muito rica (como sempre!) e o Parque das Ruínas - já tradicional ponto de encontro em nosso bairro para este e vários outros eventos de destaque - foi muito visitado por moradores e visitantes de toda a cidade.

Sempre com muitos visitantes, esse ano a FLIST abriu espaço a produtores
de alimentos orgânicos para uma melhor difusão deste tipo de alimentação.

A barraquinha da Santa Rede esteve montada próximo ao espaço das livrarias e comidinhas, que, neste ano, privilegiou produtos orgânicos. Também havia o grande picadeiro onde as crianças se divertem brincando, ouvindo histórias contadas por diversos escritores e contadores de histórias, além de artesanato selecionado e exposição de arte.

Além de Ferreira Goulart e do escritor e ilustrador Roger Mello, os 450 anos da Cidade
Maravilhosa também foram tema, homenagem e inspiração para a FLIST.


Além de divulgarmos a Santa Rede para o público, aproveitamos para também comunicar que estamos no ano em que se comemora o V Centenário de Santa Teresa d´Ávila, padroeira do convento que deu nome ao bairro. E, dentro dessa ideia, despertamos a curiosidade de vizinhos e amigos de todo o Rio, além de novos parceiros - instituições ou não - que desejam participar do evento comemorativo em outubro.

Ficamos muito contentes com tudo que vimos e com o destaque, o acolhimento e os contatos que fizemos. A FLIST só vem aumentando sua presença no roteiro cultural da cidade como um todo e foi mais uma ótima chance de apresentrarmos a Santa Rede.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Evento sustentável na 13ª Semana de Museus: convite


Conforme falávamos no post anterior, o tema da 13ª Semana de Museus, que está acontecendo nesta semana, em museus e centros culturais de todo o país, é baseado na Sustentabilidade: "Museus para uma sociedade sustentável" - o mote da semana - dá ênfase à importância da conscientização das ações humanas sobre o planeta, reforçando a necessidade de alinhamento do modelo econômico e social a uma perspectiva de continuidade da vida na Terra". E como não podemos separar nosso museu das questões ambientais, não poderíamos deixar passar uma oportunidade dessas para refletirmos a respeito do assunto - e também para sensibilizarmos a maior quantidade de pessoas possível nesta direção.

Todos os sábados o Núcleo Santa Teresa da Rede Ecológica entrega
alimentos orgânicos a seu associados em nosso museu.

Desta forma, em conjunto com a Rede Ecológica de Santa Teresa - que já é nossa parceira há algum tempo - criamos uma programação para crianças, jovens e adultos aproveitarem nossa área verde no próximo sábado, dia 23/05, a partir das 10h da manhã. Vai ter palestra, caminhada nas trilhas, conversa, encontro, música, visitas ao museu, venda de orgânicos, lanchinho também orgânico, enfim: de um tudo para nos sentirmos conectados à natureza ou, pelo menos, nos aproximarmos mais de nosso ambiente natural, tão distante de nosso dia a dia, na maior parte dos casos.

A programação completa você confere abaixo, mas o mais importante é vir e aproveitar as pessoas que têm essa mesma necessidade de valorizar a natureza, e nosso parque, inteirinho à sua disposição! E vamos torcer para termos um dia bonito, não é?*

10h às 13h - Visita às Trilhas do Parque do Museu

10h às 17h - Museu aberto para visitação: entrada franca

10h30 às 11h - Apresentação Semana de Museus, Museu Benjamin Constant e Rede Ecológica

11h às 12h - Banda Elektromato: formada por músicos brasileiros, argentinos e uruguaios tocando melodias e cantos dos povos nativos

Lanche colaborativo - Tragam um alimento ou bebida preferencialmente não industrializado
                                    Evitem os descartáveis: tragam seu copo ou caneca!
                                    Haverá Suco Vivo do Terrapia e produtos da Feira de Orgânicos de Santa Teresa para venda

12h às 13h - Palestra com o grupo "Águas de Março" sobre "Sistemas de Captação de Água de Chuva de Baixo Custo". Facilitador: Pablo del Arco

13h30 às 14h30 - Rodas de conversa
                           Campanha Xô saco plástico: reaproveitamento e ações de sustentabilidade com Andrea Canto
                           Campanha permanente contra os Agrotóxicos com Ruth Freihof, Graciela e Juliana
                           Terrapia com Messias Vital e Feira de Orgânicos de Santa Teresa com Renato Martteleto

14h30 às 15h - Oficina de cartazes/preparação para Ato Público no Largo do Machado: trazer cartolina, barbante, tesoura e canetinhas

* A programação poderá ser alterada em função das condições climáticas.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

13ª Semana de Museus

Belo quadro de Lasar Segall inspirou o material gráfico da 13ª Semana de Museus.

Verdadeira temporada cultural que acontece em todo mês de maio, comemorando o Dia Internacional dos Museus - 18 de maio - teremos na próxima semana a 13ª Semana de Museus. Organizada pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura a qual somos vinculados - a semana reúne diversos eventos, de norte a sul do país, que ocorrem em todos os museus que aderem ao projeto, e que permanecem durante uma semana abertos para visitação e programação especial.

A semana sempre tem um tema base e o deste ano é o (super atual) "Museus para uma sociedade sustentável". Indicado pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, a ideia do tema é a de nortear as atividades durante a semana, enfatizando a importância da conscientização das ações humanas sobre o planeta e reforçando a necessidade de alinhamento do modelo econômico e social a uma perspectiva de continuidade da vida na Terra.

De 18 a 22/05, o sobrado em estilo colonial que abriga o Museu Victor Meirelles,
em Florianópolis, Santa Catarina, receberá a Semana de Palestras e Oficinas
“Diálogos entre Arte e Sustentabilidade”.

No período de 18 a 24 de maio muita coisa boa e de grande interesse cultural e/ou artístico vai acontecer nos museus e também em alguns centros culturais brasileiros. São nada menos que 1.378 Instituições envolvidas e mais de 4.500 atividades extras. Veja alguns exemplos:

  • Em Manaus, no Amazonas, o Museu Amazônico, logo no dia 18, exibirá uma coleção de garrafas otimizadas em conjunto com contação de histórias para crianças. No dia seguinte a palestra "Saberes ambientais do povo Sateré Mawé proferida pela Professora. MsC. Telma Marreiro é a atração.

O Museu da República, aqui no Rio, abrigará a exposição "Um Beijo na Guanabara": inspirada no quadro
de mesmo nome, de Carlos Chambelland (1926), a mostra refletirá sobre a despoluição das águas da
Baía da Guanabara. receberá a Semana de Palestras e Oficinas: “Diálogos entre Arte e Sustentabilidade”.


  • Na cidade de Caetité, na Bahia, o Arquivo Público e Museu da cidade promoverá uma exposição (com direito à Visita Guiada) e mesa redonda que têm diretamente a ver com sustentabilidade: "Os Catadores de Papel Vão ao Museu: conhecer, pesquisar, preservar" é a mostra que acontece durante o dia e, à noite, no dia 18, o tema da discussão será "Museu sustentável e exposição de catadores de papel" - COOPERCICLE - Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem de Caetité.

Em Cuiabá, Mato Grosso, o Museu do Artesanato do estado oferecerá, no dia 19/05,
para crianças de 8 a 12 anos, a oficina “Ilustracinhos e Ilustrações em
materiais reaproveitáveis”.


  • Em Brasília, o Museu de Anatomia Humana da UNB oferece no dia 22/05 entre 9h e 17h um minicurso com o tema "Sustentabilidade em atividades técnicas de museus de ciências. Qual o ônus? Pra quem fica o bônus?".

O Instituto Câmara Cascudo localizado no centro da cidade de Natal,
no Rio Grande do Norte, participa da semana de museus com a mostra
“A Sustentabilidade nos textos cascudianos: Um homem à frente
do seu tempo” - a partir do dia 19/05.


No Museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará, a mostra "Minha Ilha – Campos abertos do Marajó”
traz obras do fotógrafo Octavio Cardoso.


  • Em Joinville, Santa Catarina, o Museu Nacional da Imigração e Colonização tem duas mostras super antenadas: “Museu Social e Sustentabilidade” - montada pela equipe do Museu e por professores e alunos do Mestrado em "Patrimônio Cultural e Sociedade" da Universidade de Joinville - e "O uso do desuso”: demonstração e exposição de tecelagem com materiais reaproveitáveis, com a Professora Luciane Sell da Silva, alunas do curso de tecelagem da Casa da Cultura e do projeto “Mãos que Tecem”.

Para ter acesso à programação completa em todo o país, acesse o site do IBRAM e clique no ícone da 13ª Semana de Museus, que traz uma bela reprodução de Lasar Segall, "Menino com Lagartixa", de 1924.

Um evento sustentável em nossa área verde vai acontecer no dia 23/05, sábado.
Breve maiores informações!


Nosso museu fará parte dessa festa toda, estando aberto no período de 18 a 23/05, das 10h às 17h, e no dia 24/05 das 13h às 17h. Vamos ter também um evento sustentável, mas isso a gente conta depois!

E uma novidade: utilize a hashtag " #semanamuseus2015 " em suas publicações nas mídias sociais e conte pra todo mundo que você curte museus!
Acompanhe o IBRAM nas mídias sociais:
twitter.com/museusbr
facebook.com/museusbr
plus.google.com/+MuseusBR
instagram.com/museusbr