terça-feira, 17 de novembro de 2015

República de Herois no 15 de novembro

O grupo "musical teatral e historiador" pronto para começar a apresentação.

Conforme anunciamos no post anterior, no último domingo, dia 15 de novembro, Proclamação da República, recebemos o grupo História Através da Música que fez uma leitura dramatizada de seu espetáculo "República - Era de Heróis" aqui em nosso parque. Foi mais uma apresentação bela, emocionante e muito cultural, onde a música popular brasileira - mais notadamente o samba e o chorinho - contou um pouco de nossa história com facilidade.

Composições de músicos como Orestes Barbosa, Noel Rosa, Aldir Blanc, Chico Buarque e sambas de enredo de escolas de samba famosas tais como a Mangueira, a Em Cima da Hora e a Imperatriz Leopoldinense passaram pelas vozes e instrumentos dos músicos deixando claro que compositores de todos os tipos sempre encontraram inspiração em nossa história para criar lindas partituras.

O espetáculo em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal.

Além dos números musicais, personagens importantes tais como Tiradentes, Getúlio Vargas e - é claro - Benjamin Constant, foram "incorporados" pelo ator Gustavo Arthiddoro, para dar seus "recados", há muito esquecidos . Veja abaixo um trechinho de Benjamin Constant falando sobre a Guerra do Paraguai.


O historiador Romney Lima fez uma série de incursões balizando música, teatro e história, explicando as referências a uns e a outros de forma muito clara e concisa. E o grupo continua se apresentando até o próximo dia 20 de dezembro no Centro Cultural da Justiça Federal, aqui no Rio. O show é "Rio, Histórias Além do Mar" que, na mesma linha de "dramaturgia musicada" do espetáculo que aconteceu em nosso museu - associa mais facilmente, tanto para jovens quanto para adultos, a linha do tempo da história. Recomendamos!

Nossa diretora Elaine Carrilho, ao fim do espetáculo, fala sobre a 
importância de se manter espaços culturais e sobre Benjamin Constant.


Serviço:
Espetáculo "Rio, Histórias Além do Mar"
Com o grupo História Através da Música
Centro Cultural da Justiça Federal
De sexta a domingo às 19h
Até 20 de dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!