quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Destaques da comemoração do V Centenário de Santa Teresa

Até um dos novos bondes - em teste no bairro - participou de um dos eventos.
Como se sabe - veja o convite aqui (ou reveja) - entre os dias 15 e 18 de outubro últimos, a Santa Rede - Rede das Instituições e Produtores Culturais de Santa Teresa - realizou uma série de eventos por ocasião do V Centenário de Santa Teresa, padroeira de nosso bairro. Neste post, fizemos um resumo fotográfico de alguns desses momentos para deixar de lembrança.


As crianças do Ballet de Santa Teresa iniciaram no dia 5/10 a peregrinação do painel que elas mesmas compuseram para o "Arte de Portas Abertas" (que aconteceu em julho), com a imagem de Santa Teresa: no lugar da face, um espelho, significando que cada um de nós deve resgatar seu "Castelo Interior". O traslado foi feito entre igrejas e escolas do bairro.

Na manhã do dia 15, após a missa no Carmelo, um dos bondes em teste no bairro veio buscar o painel para levá-lo até o Largo do Curvelo, de onde foi levado ao Parque das Ruínas, local da cerimônia oficial de abertura das comemorações.


Na tarde do dia 15/10, após a abertura, houve apresentação do espetáculo "O Castelo de Teresa" no Parque das Ruínas, com coreografia especial do Ballet de Santa Teresa para a data. Foto de Giulia Santos



Na noite de 16/10, Vania Queiroz, diretora do Ballet de Santa Teresa, apresentou uma palestra sobre a vida da santa no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo.


Logo depois, o auditório do Centro Cultural foi palco para uma apresentação de Dança Flamenca com dançarinos do Estúdio Denise Tenório, da Escola de Dança Espanhola Mabel Martin da Casa de Espanha e do Instituto Cervantes.


No sábado e no domingo - dias 17 e 18/10 - bares e restaurantes do boêmio bairro do Rio, ofereceram um Roteiro Gastronômico com alguns pratos da culinária espanhola.


Também no fim de semana artistas plásticos realizaram uma versão 'pocket' do "Arte de Portas Abertas". E veio gente ver!


Na manhã de sábado, dia 17/10, o grupo "Poesia no Parque" apresentou "A Poesia das Castanholas", com obras de Santa Teresa e de outros autores espanhois, nos jardins de nosso Museu.

Para fechar com chave de ouro, no domingo, dia 18/10, o Coral "Encanta Santa" apresentou-se em nosso Museu.

Estamos certos de que muitos outros eventos (ou "maratonas de eventos"), aconteçam sob a batuta da Santa Rede. Estamos participando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!