quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mostra Rondon

Expositor sendo montado para mini mostra sobre o Marechal Rondon.

Nos posts anteriores publicamos a fundamentação teórica feita por Marcos Lopes, nosso historiador, da pequena mostra montada para a 9ª Primavera de Museus, cujo tema “Museus e memórias indígenas”, nos remeteu diretamente à ligação entre nosso patrono, Benjamin Constant, e o Marechal Cândido Rondon, figura pioneira na defesa do território nacional e de seus moradores mais antigos: as tribos indígenas que habitavam o Brasil, já quando do descobrimento.

Cartazete da mostra - Clique para ler.


Que Rondon foi aluno, discípulo e defensor da memória de Benjamin Constant, quem lê este blog já sabe. A mini mostra sobre o Marechal, locada dentro de nossa exposição permanente, traz documentos e objetos de sua atuação à frente do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), primeiro órgão da República criado para proteger e preservar as tradições culturais da população indígena. Dentre estas peças está a máscara mortuária do marechal, que foi "presenteada" a alguns de seus amigos e parentes quando de seu falecimento em 1958. Os filhos e netos de Benjamin Constant foram uma dessas pessoas. A máscara é como um 'souvenir' de meados do século XIX, uma lembrança da pessoa - o que era usual na época - e por fazer parte dos guardados da família de Benjamin Constant, hoje faz parte de nosso acervo.

Fica o convite para que você visite este pequenino registro sobre a vida do Marechal Rondon, até o próximo dia 15 de novembro, data de encerramento do evento.(Update 04/11)

SERVIÇO
Mostra Rondon - 9ª Primavera de Museus
Na Sala de Jantar de nossa Casa Histórica
Até 15/11/2015
De quarta a sexta das 10h às 17h
Aos sábados e domingos das 13h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!