segunda-feira, 22 de junho de 2015

Um pouco sobre Alimentação Viva

Lembrando do evento da Semana de Museus deste ano - sobre o qual você lê aqui - trazemos um pequeno vídeo gravado com os instrutores do Terrapia - Carla Forster e Messias Vital - sobre Alimentação Viva. Assista:



Só para complementar, pode-se dizer, em linguagem corriqueira, que na Alimentação Viva, nada pode ser cozido, frito ou assado e todos os alimentos utilizados no preparo das receitas são de origem vegetal. "Alimento Vivo" é o que se consome quando se opta por este tipo de alimentação, baseada em sementes germinadas, brotos e vegetais crus. Mas, para fazer uso da Alimentação Viva de verdade, é necessário realizar uma ampla reflexão sobre seu estilo de vida e seu envolvimento com os cuidados ambientais, entendendo que o ser humano é integrante da "rede da vida", e não apenas um ser que precisa se alimentar para viver. Ou seja: além de repensar o que se come, também se repensa o modo como se vive, o dia a dia que se leva, a forma como se pensa. Trata-se enfim de uma verdadeira filosofia de bem viver, que não se restringe apenas aos alimentos que consumimos.

No evento em nosso parque, Carla Forster e Messias Vital prepararam na hora
docinhos vivos com sementes germinadas e suco de clorofila: uma delícia!

O Terrapia é um projeto que nasceu dentro da FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz , aqui no Rio de Janeiro, e hoje já se tornou uma associação praticamente autônoma. Eles se definem como "uma associação criada e composta pelos próprios usuários, constituída legalmente como 'Associação Terrapia' ", que conta com o apoio fundamental e voluntário da idealizadora do projeto, Dra. Maria Luiza Branco Nogueira da Silva.

Hoje um espaço de referência em Alimentação Viva, o Terrapia desenvolve, através de práticas cotidianas, uma culinária brasileira sem cozinhar os alimentos e um modo de olhar o próprio corpo como ecossistema e meio de participação na preservação ambiental. São inúmeras atividades voltadas para este tipo de dieta, recebendo e orientando novos integrantes, visitantes e estagiários em oficinas, cursos e vivências, e na participação em eventos, convênios e parcerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!