sexta-feira, 26 de junho de 2015

Jornada Técnica de Preservação e Conservação

O convite para a 19ª Jornada Técnica do Museu Histórico do Exército.


Seguindo a tradição de todos os anos, o Museu Histórico do Exército - em parceria com a sociedade museológica da cidade - realizou, no último dia 23 de junho, sua 19ª Jornada Técnica. Neste ano os temas abordados foram a preservação e conservação de acervos museais e nosso museu foi convidado a participar, demonstrando como são executadas as rotinas ligadas a estas atividades em nosso museu casa. Nossa diretora, a museóloga Elaine Carrilho proferiu palestra sobre o assunto no auditório do Forte de Copacabana, que atraiu profissionais e estudantes da área.

Elaine Carrilho, durante palestra no auditório do Forte de Copacabana.


O tema da palestra não poderia ser outro: "A Reserva Técnica do Museu Casa de Benjamin Constant - um estudo de caso", a qual apresentou particularidades de nossos acervos documental, bibliográfico e museológico, como é feita a guarda e a higienização dos itens envolvidos, sem esquecer de mostrar os estudos e trabalhos que vêm sendo feitos no sentido de tratar e acondicionar a Reserva Técnica. Desde a organização para abertura do Museu Benjamin Constant, no início da década de 80, as peças de menor tamanho não expostas, são guardadas dentro do mobiliário em exposição, mantendo-se para isso os devidos cuidados e medidas de segurança.

O evento foi dos melhores, prestigiado também por nossos mediadores que aproveitaram para adquirir um conhecimento maior sobre a face técnica museal de nossa entidade. A diretora Elaine Carrilho foi agraciada com a medalha comemorativa de 100 anos do Forte de Copacabana (comemorados em 2014). O público presente deu um retorno muito positivo sobre as palestras que foram proferidas por museólogos, restauradores, conservadores, estudiosos, entre outros, e renovou discussões em torno de assuntos vitais para museus, casas históricas e espaços culturais. Que venham outros momentos bons como este!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!