quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dia Mundial do Meio Ambiente: vamos aproveitar o verde do Rio de Janeiro?

Pesquisa: Ariana Santos e Paulo Ribeiro
 Técnicos em turismo

A Estrada das Paineiras, que leva até o Cristo Redentor, tem diversas quedas d´água como a da imagem.

Comemorado no último dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem raízes históricas: no mesmo dia, no ano de 1972, na Suécia, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, mais conhecida como “Conferência de Estocolmo”. Nela foram estabelecidas diretrizes e ações para que houvesse um maior cuidado com a natureza terrestre, já bastante ameaçada então. Já falamos aqui sobre a necessidade de tomarmos atitudes para preservar o meio ambiente, tocando em assuntos como sustentabilidade, reciclagem, reuso, etc. Mas nesse post vamos dar algumas dicas para sair por aí curtindo áreas verdes da nossa cidade.

A belíssima Cachoeira das Almas fica bem dentro do
Parque da Tijuca: um dos maiores parques urbanos do mundo.
Clique para ver maior.


Nosso museu, nosso bairro - Santa Teresa - e nossa cidade são muito “conectados ao verde”, possuindo muitos parques com espaços de convivência, trilhas, caminhos, jardins e até cachoeiras a serem visitados. Um deles é a Estrada das Paineiras, que serve de caminho para um dos monumentos mais conhecidos do mundo: o Cristo Redentor. Contando com uma linda vista da cidade, a trilha das paineiras é uma ótima oportunidade para se exercitar e, ao mesmo tempo, respirar o ar puro da floresta, aproveitar algumas quedas d’água – tanto por sua beleza quanto pelo prazer que um banho nessas águas proporciona – além de usufruir das belezas da fauna e da flora pelo caminho. O trajeto exige médio esforço e dura em torno de 45 minutos, podendo ser feito a pé ou de bicicleta.

No Parque do Flamengo grupos realizam caminhadas, passeios de bicicleta,
partidas de vôlei, basquete, tênis e futebol, e uma série de outros
esportes, à beira mar e em meio ao verde.


Para quem não está muito acostumado a caminhadas como esta, dentro do Parque Nacional da Tijuca é possível fazer uma pequena trilha até a “Cachoeira das Almas”, que possui poucas subidas e um visual maravilhoso da Mata Atlântica ao redor.

Lagos e remansos convidativos à contemplação são um dos
destaques do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Clique para ver maior.

No Parque Lage funciona a Escola de Artes Visuais: uma das melhores da cidade.
Clique para ver maior.

Mas se você não estiver com disposição para uma caminhada, também pode aproveitar belos visuais e ar puro visitando locais como o Parque Lage e o Jardim Botânico (ambos localizados no bairro do Jardim Botânico), a Quinta da Boa Vista, (que fica no bairro de São Cristóvão e que se trata nada menos que “os jardins” do antigo Palácio Imperial, atualmente conhecido como Palácio de São Cristóvão, onde funciona o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia), e ainda o Parque do Flamengo (localizado no bairro de mesmo nome), que são ótimos para que as crianças andem livres, ou com seus brinquedos, para contemplar a natureza abundante do entorno, para a prática de caminhadas leves e de alguns esportes, e até mesmo para fazer um belo piquenique com a família e amigos. Todos possuem espaços que permitem uma ou outra dessas atividades, alguns oferecem quiosques e espaços de alimentação e atrações extras das melhores, como viveiro de plantas – caso do Jardim Botânico – quadras poliesportivas – no Aterro do Flamengo – e até o Jardim Zoológico, que fica dentro da Quinta da Boa Vista.


A natureza e a Baía da Guanabara vista de uma das trilhas de nosso Museu.
Clique para ver maior.

Nosso museu também não poderia ficar de fora desses trajetos ecológicos. Temos uma trilha leve que percorre a parte superior de nosso parque em meio a diversas espécies de árvores, inclusive frutíferas, visadas interessantes para o os bairros da Tijuca, Rio Comprido, para o centro da cidade e também para o casario histórico de Santa Teresa. Essa caminhada muitas vezes pode ser acompanhada por animais e aves silvestres da região com direito a um espaço de descanso em nosso mirante, voltado para a Baía de Guanabara. Venha conferir!

Fonte das imagens: Internet

ATENÇÃO: 
Bonita por natureza, a cidade do Rio de Janeiro encanta qualquer um, mas trata-se de uma metrópole cheia de problemas, inclusive os de SEGURANÇA. Por este motivo, ao se dirigir a um parque ou uma área com menos gente, atente para sua segurança. Para seu conforto, nosso parque dispõe de serviço de vigilância própria interna. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!