quarta-feira, 13 de maio de 2015

13ª Semana de Museus

Belo quadro de Lasar Segall inspirou o material gráfico da 13ª Semana de Museus.

Verdadeira temporada cultural que acontece em todo mês de maio, comemorando o Dia Internacional dos Museus - 18 de maio - teremos na próxima semana a 13ª Semana de Museus. Organizada pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura a qual somos vinculados - a semana reúne diversos eventos, de norte a sul do país, que ocorrem em todos os museus que aderem ao projeto, e que permanecem durante uma semana abertos para visitação e programação especial.

A semana sempre tem um tema base e o deste ano é o (super atual) "Museus para uma sociedade sustentável". Indicado pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, a ideia do tema é a de nortear as atividades durante a semana, enfatizando a importância da conscientização das ações humanas sobre o planeta e reforçando a necessidade de alinhamento do modelo econômico e social a uma perspectiva de continuidade da vida na Terra.

De 18 a 22/05, o sobrado em estilo colonial que abriga o Museu Victor Meirelles,
em Florianópolis, Santa Catarina, receberá a Semana de Palestras e Oficinas
“Diálogos entre Arte e Sustentabilidade”.

No período de 18 a 24 de maio muita coisa boa e de grande interesse cultural e/ou artístico vai acontecer nos museus e também em alguns centros culturais brasileiros. São nada menos que 1.378 Instituições envolvidas e mais de 4.500 atividades extras. Veja alguns exemplos:

  • Em Manaus, no Amazonas, o Museu Amazônico, logo no dia 18, exibirá uma coleção de garrafas otimizadas em conjunto com contação de histórias para crianças. No dia seguinte a palestra "Saberes ambientais do povo Sateré Mawé proferida pela Professora. MsC. Telma Marreiro é a atração.

O Museu da República, aqui no Rio, abrigará a exposição "Um Beijo na Guanabara": inspirada no quadro
de mesmo nome, de Carlos Chambelland (1926), a mostra refletirá sobre a despoluição das águas da
Baía da Guanabara. receberá a Semana de Palestras e Oficinas: “Diálogos entre Arte e Sustentabilidade”.


  • Na cidade de Caetité, na Bahia, o Arquivo Público e Museu da cidade promoverá uma exposição (com direito à Visita Guiada) e mesa redonda que têm diretamente a ver com sustentabilidade: "Os Catadores de Papel Vão ao Museu: conhecer, pesquisar, preservar" é a mostra que acontece durante o dia e, à noite, no dia 18, o tema da discussão será "Museu sustentável e exposição de catadores de papel" - COOPERCICLE - Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem de Caetité.

Em Cuiabá, Mato Grosso, o Museu do Artesanato do estado oferecerá, no dia 19/05,
para crianças de 8 a 12 anos, a oficina “Ilustracinhos e Ilustrações em
materiais reaproveitáveis”.


  • Em Brasília, o Museu de Anatomia Humana da UNB oferece no dia 22/05 entre 9h e 17h um minicurso com o tema "Sustentabilidade em atividades técnicas de museus de ciências. Qual o ônus? Pra quem fica o bônus?".

O Instituto Câmara Cascudo localizado no centro da cidade de Natal,
no Rio Grande do Norte, participa da semana de museus com a mostra
“A Sustentabilidade nos textos cascudianos: Um homem à frente
do seu tempo” - a partir do dia 19/05.


No Museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará, a mostra "Minha Ilha – Campos abertos do Marajó”
traz obras do fotógrafo Octavio Cardoso.


  • Em Joinville, Santa Catarina, o Museu Nacional da Imigração e Colonização tem duas mostras super antenadas: “Museu Social e Sustentabilidade” - montada pela equipe do Museu e por professores e alunos do Mestrado em "Patrimônio Cultural e Sociedade" da Universidade de Joinville - e "O uso do desuso”: demonstração e exposição de tecelagem com materiais reaproveitáveis, com a Professora Luciane Sell da Silva, alunas do curso de tecelagem da Casa da Cultura e do projeto “Mãos que Tecem”.

Para ter acesso à programação completa em todo o país, acesse o site do IBRAM e clique no ícone da 13ª Semana de Museus, que traz uma bela reprodução de Lasar Segall, "Menino com Lagartixa", de 1924.

Um evento sustentável em nossa área verde vai acontecer no dia 23/05, sábado.
Breve maiores informações!


Nosso museu fará parte dessa festa toda, estando aberto no período de 18 a 23/05, das 10h às 17h, e no dia 24/05 das 13h às 17h. Vamos ter também um evento sustentável, mas isso a gente conta depois!

E uma novidade: utilize a hashtag " #semanamuseus2015 " em suas publicações nas mídias sociais e conte pra todo mundo que você curte museus!
Acompanhe o IBRAM nas mídias sociais:
twitter.com/museusbr
facebook.com/museusbr
plus.google.com/+MuseusBR
instagram.com/museusbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!