quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Nova peça no acervo: um chapeu histórico!

Uma preciosidade em nosso acervo: um "novo" chapeu que pertenceu a Benjamin Constant!

Uma novidade e tanto em nosso museu neste finzinho de ano: o professor, advogado e ensaísta Arthur Virmond Neto, natural de Curitiba, travou contato conosco através dos eventos ligados à renovação da Igreja Positivista (veja post aqui), e revelou que possuía uma raridade que pertenceu a nosso patrono, Benjamin Constant. Um chapeu de três bicos armado!

O momento da doação com a presença de Luis Antonio Santos, nosso chefe de serviço,
o historiador Marcos Lopes, o doador, o professor Arthur Neto, e nossa diretora, Elaine Carrilho.


A peça foi vendida na década de 1950 pela filha mais nova de Benjamin Constant, Araci Botelho de Magalhães, ao Professor David Antonio da Silva Carneiro, que possuía um museu em Curitiba, estado do Paraná, com diversas peças históricas como esta. Com o fechamento deste museu, parte de seu acervo foi transferido ao governo do estado do Paraná, enquanto o chapeu foi destinado ao Centro Positivista do Paraná, onde o doador foi presidente. Passados cerca de dez anos, o professor Arthur resolveu doar o chapeu a nosso museu, por ser exatamente o local de culto à memória de seu legítimo proprietário. Certamente, ficamos encantados com a iniciativa.

Agora a peça passará por etapas de higienização, restauro, registro histórico e pesquisa sobre sua composição, ano de fabricação, entre outras informações. Concluído esse processo teremos mais uma história para contar. E mais um detalhe da vida de Benjamin Constant em nosso museu casa. Um super presente de Natal, não é?

Atualizado em 22/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!