quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Dia Nacional da Cultura

O Carnaval é uma das festas mais populares de nosso país: um dos ícones de nossa Cultura.

Você sabia que, no dia 5 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Cultura? Pois é, mas duas perguntas devem ser respondidas de pronto: a primeira é? O que é CULTURA?

Existem variadas definições, você deve saber, mas uma que é bastante aceita e completa é a seguinte:

"CULTURA é todo o complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é."

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por diversos fatores. Um exemplo: a cultura brasileira é marcada pela alegria, e isso se reflete na música, caso do samba. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

Monumento a Padre Cícero em Juazeiro do Norte, Ceará: a religiosidade  também é uma parte da Cultura.


Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

A segunda pergunta que se coloca é: e por que esta data foi escolhida para comemorarmos a cultura? O motivo é simples e é bastante justo: trata-se de uma homenagem a Rui Barbosa, jurista, político, escritor e diplomata, que viveu entre 1849 e 1923. Nascido neste dia em 1849, o "Águia de Haia" é um dos personagens mais conhecidos da história do Brasil. Nascido na Bahia, em 5 de novembro de 1849, fixou-se no Rio de Janeiro em 1879, ao ser eleito para a Assembleia Legislativa da Corte Imperial. Orador, jornalista, defensor das liberdades civis e uma série de predicados do tipo sempre rodeiam seu nome e sua história. Estudioso da língua portuguesa, presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Em 1907, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz em Haia e, já no final de sua vida, foi eleito Juiz daquela Corte Internacional. Realmente um homem como poucos!

O "Ofício das Baianas de Acarajé" já é um bem imaterial reconhecido e um símbolo de nossa Cultura.


Mas é bom que se destaque: cultura não é apenas o que se lê nos livros ou o que se vê em museus. Cultura é também, em grande medida, o que vem naturalmente do povo que habita determinado país. Como o nosso tem dimensões continentais, é natural que hajam fortes culturas regionais, isto é, atividades, festas e crenças que variam de região para região.

Pratos típicos como a feijoada também são parte da Cultura de nosso povo.


Como um resumo, podemos dizer que a cultura brasileira se subdivide em:
  • História 
  • Pessoas 
  • Línguas 
  • Mitologia e folclore 
  • Culinária 
  • Festas 
  • Turismo 
  • Religião 
  • Arte 
  • Literatura 
  • Música
  • Mídia
  • Esporte
  • Monumentos e
  • Símbolos

Só que, "como tudo muda o tempo todo", a cultura brasileira - ou a de qualquer outro lugar do mundo - se modifica se expande em várias direções, de várias maneiras... Portanto, não se pode definir que a cultura esteja apenas dentro destes itens acima, e que não há nada a mais. Existe sim!

A Folia de Reis - ou Reisado - é uma manifestação folclórica das mais antigas em nosso país.


Podemos analisar nossa cultura a partir da formação de nosso povo - os colonizadores portugueses, os índios que aqui já moravam, os negros que vieram escravizados, os imigrantes de diversos países em diferentes momentos - como também através de seus componentes, listados acima. Mas é muito importante que saibamos que a cultura é uma das riquezas de um povo, e que particularmente o nosso, é muito, muito bem "aquinhoado" neste particular: nossa cultura é vasta, é variada, é complexa, é popular, é erudita, é de toda a parte.

O futebol é um dos esportes mais populares do país: muito praticado
por amadores, é também um dos pontos altos de nossa cultura.


O Dia Nacional da Cultura foi criado em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e serve para nos lembrar do tanto que precisamos VIVER nossa cultura. Sempre alertas para o fato de que a cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, e com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano. Ou seja: algo que sempre cresce, sempre se renova, sempre encanta.

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

http://www.todamateria.com.br/cultura-brasileira

http://www.casaruibarbosa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!