sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nosso Outubro Rosa

Um dos cartazes da campanha do 'Outubro Rosa' do INCA, neste ano.

Sim, já estamos em novembro mas não podemos deixar de registrar nossas modestas atividades em torno do Outubro Rosa. Como você bem sabe, no ano passado já mostramos aqui o dia em que todos nós - servidores e colaboradores - usamos a fita rosa como um aviso, um alerta a todas as mulheres para o fato de que DEVEM realizar anualmente sua mamografia. A campanha é antiga, nasceu nos EUA, e hoje em dia espalhou-se pelo mundo: além dos monumentos iluminados em tons de rosa agora também vemos inúmeras outras iniciativas de conscientização.

Neste ano, usamos a fitinha rosa e também presenteamos nossa primeira visitante no dia 8 de outubro - data que, antigamente, era considerada o "dia mundial de combate ao câncer de mama" - com um kit de publicações de nosso museu. Marta Delpaz Peral, economista de 46 anos, é um "alvo" da campanha que preconiza o autoexame como a primeira forma de cuidado consigo mesma, seguida pelos exames anuais com acompanhamento médico.

Marta Delpaz Peral, nossa primeira visitante no dia 8 de outubro, e sua
filha Nicole: surpresas e felizes com a lembrança de nossa equipe.

No site especial do INCA sobre o assunto, é possível ler muitas informações a respeito. Neste ano há até mesmo uma exposição criada em parceria com a FIOCRUZ: “A mulher e o câncer de mama” aborda aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com atenção especial ao câncer e às ações para o seu controle no Brasil. São por 22 painéis que percorrerão entidades diversas em nosso estado, levando informação importantíssima para todas as mulheres.

E, neste mês de novembro, está sendo aos poucos solidificada a campanha do "Novembro Azul": também lembrando sobre a importância da prevenção quando se trata de saúde. Mas esta é voltada para os homens: as sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente - ou acima dos 40, caso esteja inserido nos fatores de risco. O período é agora considerado como "o mês mundial de combate ao câncer de próstata". Saiba mais no site oficial.

E agora, no ar, o "Novembro Azul"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!