sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Comemorando a Semana da República

Um grande grupo de pacientes, médicos e funcionários do Posto de Saúde de Santa Teresa
veio passar a manhã do dia 19 de novembro, dia da bandeira, em nosso parque.

Na última semana comemoramos um bocadinho nossas "datas de referência": no dia 15 de novembro, a Proclamação da República, foi marcada pela distribuição de nosso mini catálogo a todos os visitantes. Já no dia 19, o Dia da Bandeira, houve várias atividades.


Pela manhã, um grupo do Posto de Saúde Ernani Agrícola - que atende nosso bairro - fez um verdadeiro roteiro em nosso museu: marcando o Dia Mundial do Diabetes (14/11), houve caminhada no parque, lanche saudável no caramanchão - acompanhado por suave música ao vivo - e visita à casa histórica. Foram momentos muito agradáveis para pacientes, médicos e funcionários do posto, que também nos alegraram muito. Ao final, todos levaram uma muda de nosso canteiro ecológico, pensando em uma vida mais verde e com mais saúde.

O coral do Ballet de Santa Teresa preparado para entoar os principais hinos de nosso país.

À tarde as crianças do Coral do Ballet de Santa Teresa soltaram a voz: acompanhadas por nosso servidor Edivaldo Amaral, também músico profissional, cantaram o Hino Nacional e o Hino à Bandeira, de modo muito formoso! A bandeira foi hasteada pelas crianças da Creche Monte Alegre, que juntaram-se à comemoração.

Nosso servidor e músico, Edivaldo Amaral, se preparando para acompanhar o coral infantil
com seu trumpete - ao fundo as crianças, da Creche Monte alegre junto à bandeira.

Logo após a criançada teve uma surpresa: baseados na mostra "Um Jantar com Benjamin" - que esteve montada na sala de jantar de nossa museu até o último domingo - pedimos o apoio da Sorveteria Mil Frutas, que nos apoiou generosamente, oferecendo aos pequenos cantores um delicioso sorvete de pitanga - sabor de preferência do Imperador Dom Pedro II, que esteve "presente" na mostra, com lugar especial na cabeceira oposta a Benjamin Constant. A sobremesa prevista para o "jantar" era, obviamente, o sorvete.

O pequeno Jonas, do coral do Ballet,feliz com o sorvete de pitanga da Mil Frutas.

Após a cerimônia e o "sorvete do Imperador", as crianças visitaram a casa histórica, onde lhes foi apresentado, além do ambiente de uma casa do século XIX, a memória do aniversário de Benjamin Constant, na mostra montada na sala de jantar, e da criação da bandeira, bordada pelas filhas de nosso patrono.


Uma das turmas da Creche Monte Alegre também veio aproveitar as festividades e saboreou o sorvete do Imperador.


Recebemos também a visita de alguns membros da Igreja Positivista que, neste momento, se prepara para obras de recuperação do também chamado "Templo da Humanidade", com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e da Superintendência de Museus do Estado do Rio de Janeiro, (leia mais neste post). Os visitantes participaram da cerimônia de hasteamento da bandeira nacional - cujo lema , "Ordem e Progresso", vem do Positivismo - e realizaram visita a nosso museu casa.

Membros da Igreja Positivista e de nosso museu em foto com o busto de Benjamin Constant.

Foi um dia de muito patriotismo e de muito carinho com as memórias republicanas, abarcando desde a lembrança do imperador - que era um progressista, e até pensava na república como um caminho para o país onde nascera - passando pela luta de Benjamin Constant e seus companheiros para a instauração da República, fechando com uma homenagem à bandeira nacional, um símbolo de nosso país.

http://www.milfrutas.com.br

Agradecemos a MIL FRUTAS por todo apoio ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!