sexta-feira, 14 de novembro de 2014

165 anos do Instituto Benjamin Constant: uma referência

Uma maquete do Instituto Benjamin Constant que mostra bem a grandiosidade do prédio que o abriga.

Apesar de ter sido comemorado em 17 de outubro último, os 165 anos do Instituto Benjamin Constant não poderiam "passar em branco" em nosso blog. Nossos recepcionistas - e técnicos em turismo - Ariana Costa e Paulo Ribeiro, realizaram uma visita guiada ao prédio do Instituto, para conhecê-lo melhor, e nos trazer um pedacinho desta comemoração que, com certeza, é mais um louro na memória de nosso patrono, Benjamin Constant. Confiram o que eles viram:

Quem passa pela Avenida Pasteur, no charmoso bairro da Urca, não imagina o tamanho da importância de um de seus prédios para a educação do país. O Instituto Benjamin Constant - IBC é um dos centros de referência de toda América Latina em saúde e educação para deficientes visuais. Inaugurado em 1854, comemora seus 165 anos de existência oferecendo todo o suporte aos seus alunos: de uma vida saudável à educação integral.

Os alunos do Instituto Benjamin Constant contam com modernos aparelhos para
os auxiliarem a perceber melhor o mundo e facilitar seu aprendizado.


O IBC oferece desde simples consultas e exames ligados à visão humana, passando por tratamentos que buscam recuperar ou minorar problemas de visão, até inserir ativamente na sociedade aqueles que efetivamente se tornam deficientes visuais. No Instituto existem diversos tipos de trabalhos sociais, tais como a conversão de materiais da linguagem escrita para o sistema braille ou para arquivos de áudio, amplo aparato tecnológico que possibilita ampliação de publicações para portadores de baixa visão, e sistemas integrados a microcomputadores que proporcionam melhor utilização por parte dos alunos desta ferramenta tão básica na atualidade.

Um dos principais espaços do Instituto é a "Biblioteca Louis Braille" que oferece acesso diversificado de títulos para todas as idades. Estabelecida em um anexo ao prédio principal, a biblioteca recebe doações de livros em braille da Fundação Dorina Nowill, que trabalha com a conversão de grandes nomes da literatura brasileira e internacional, oferecendo assim o que há de melhor e mais atual para os alunos do Instituto. Em outros espaços do prédio foram montados outros ambientes importantes para o treinamento dos alunos, tais como as salas sensoriais de biologia e geografia além do Teatro Benjamin Constant.

Uma das cabines de áudio descrição no Instituto.

Além de doações, o IBC também recebe patrocínio de grandes empresas para desenvolver projetos como a oficina de cerâmica, que permite aos alunos expressar artisticamente a sua forma de "ver" o mundo.

Como podem perceber, o Instituto que leva o nome do nosso patrono conta com um programa amplo e com profissionais que se esforçam todos os dias para formar cidadãos independentes para aproveitar cada momento da vida. Vida longa ao Instituto e que venham muitos outros anos de existência!

Na sala da Oficina de Cerâmica, o resultado do trabalho dos alunos, estimulados também em termos artísticos.


Para saber mais sobre Benjamin Constant e o Instituto que leva seu nome, leia este post aqui.

Notas importantes:
1 - Como sempre lembramos, nosso museu foi a casa onde Benjamin Constant viveu. Portanto, sua memória como professor do Instituto dos Meninos Cegos (denominação do Instituto Benjamin Constant à sua época), como militar combatente na Guerra do Paraguai, e como um dos principais revolucionários da implantação da República no Brasil, permanece lembrada aqui em cada peça, em cada detalhe, em cada trabalho. Já o Instituto que ora falamos continua a desenvolver o trabalho que nosso patrono efetuou em vida, ainda no século XIX, na área de educação e formação de deficientes visuais;

2 - Assim sendo, quem precisar de consultas, exames ou qualquer outra ação que tenha a ver com a área médica, ou com a educação de deficientes visuais, deve entrar em contato com o Instituto, através de seu site ou telefone geral: (021) 3478-4442.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!