quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Intervenção Artística "Um Jantar com Benjamin" - os convidados

Conforme esclarecemos no post anterior, escolhemos nove convidados para a mesa de "Um Jantar Com Benjamin", além do próprio aniversariante e de sua esposa, Maria Joaquina. Vamos conhecer cada um deles um pouquinho?


Lauro Sodré
Foi aluno de Benjamin Constant, com quem aprofundou nos ensinamentos Positivistas de Auguste Comte. Também junto ao professor, frequentou encontros que planejavam o golpe republicano. Depois do 15 de novembro de 1889, ocupou cargos públicos: foi o primeiro governador do Pará e compôs a primeira Constituinte da República.


Julio de Castilhos
Bacharel em Direito e jornalista de palavras ácidas e irônicas, foi um republicano fervoroso e não poupava esforços para criticar a monarquia. Seu jornal "A Federação", desencadeou as afamadas Questões Militares, uma série de desentendimentos e conflitos públicos entre os militares e o governo imperial. Esse embate é considerado um dos principais fatores que produziram o contexto favorável à proclamação da República e, consequentemente, a queda do Império.




Rui Barbosa



Jurista, político, diplomata e jornalista, participou da mudança do regime de governo em 1889. Em 9 de junho daquele ano, rejeita a indicação para assumir a Pasta do Império, no Gabinete do Visconde de Ouro Preto, alegando não figurar no programa o principio federalista que defendia. Em 9 de novembro do mesmo ano, publica o artigo "O plano contra a Pátria", onde defendia o exército na Questão Militar e pregava a necessidade de revolução. Com isso, é procurado por Benjamin Constant para a adesão à conspiração e compareceu, com outros republicanos, na casa de Deodoro da Fonseca em 11 de novembro. Quatro dias depois é proclamada a República e Barbosa assume o Ministério da Fazenda e o Ministério da Justiça, esse último como interino. Em dezembro de 1889 é nomeado como Primeiro Vice-Chefe do Governo Provisório.


Quintino Bocaiúva


Nascido em Itaguaí, interior do estado do Rio de Janeiro, Quintino Antônio Ferreira de Sousa Bocaiuva foi advogado, jornalista e político brasileiro conhecido pela sua importância no processo da Proclamação da República no Brasil. Como jornalista, Bocaiuva está entre os que escreveram no jornal "A República - o Manifesto Republicano", em 1870, aproximando elementos civis e militares descontentes com a monarquia. Reuniu-se com Benjamin Constant e outros conspiradores republicanos na casa do Marechal Deodoro, em 11 de novembro de 1889. Após a instauração da República, Quintino assumiu a pasta de Relações Exteriores tratando de questões limítrofes entre Brasil e Argentina. Em 1899 foi senador e eleito Presidente do Estado do Rio de Janeiro, de 1900 a 1903.



Auguste Comte 


Ao cursar medicina na Escola Politécnica de Paris, passa a estudar uma forma de reorganizar o conhecimento humano a partir da ideia de que a análise científica e as ciências biológica e exata podem servir seus princípios ao estudo da sociedade. Assim criou o Positivismo. As ideias positivistas inspiraram a Proclamação da República e o lema da bandeira do Brasil ("Ordem e Progresso").






Clotilde de Vaux

Considerada a "Musa do Positivismo", conheceu Auguste Comte após um casamento desfeito, e viveram uma íntima amizade. Apresentada ao Positivismo, colabora com a divulgação dos ideais positivistas e escreve, com este objetivo, o romance “Wilhelmine”. Após sua morte em 1846, Comte a eleva ao status de "mãe espiritual da Religião da Humanidade".






Pinheiro Machado


Estudante na Escola Militar, abandonou o curso para lutar na Guerra do Paraguai. Formado em Direito, criou com alguns colegas o "Clube Republicano Acadêmico" e fundou o jornal “A República”. Defensor do estabelecimento da República no Brasil, lançou-se à propaganda do regime acompanhado por republicanos como Julio de Castilhos. Após a Proclamação da República, foi eleito senador.





Marechal Deodoro  


Aos 21 anos integrou as tropas que se dirigiram a Pernambuco para combater a Revolução Praieira e participou de diversos conflitos durante o Império, como por exemplo, a Guerra do Paraguai. O governo do Marechal termina em 1894, num período marcado por problemas econômicos e por uma crise política que teve seu ápice na dissolução do Congresso Nacional. A oposição a Deodoro levou-a à renúncia em 23 de novembro de 1891.






Dom Pedro II, o "Imperador Republicano"
Nascido no Rio de Janeiro em 1825, foi o segundo e último Imperador do Brasil. Tornou-se príncipe regente aos seis anos de idade, quando seu pai, Dom Pedro I, abdicou do trono. Aos 15 anos foi declarado maior e coroado Imperador do Brasil. O ideal republicano presente no país em diversos movimentos - como a Guerra dos Farrapos e a Revolução Praieira, se fortaleceu, especialmente após a Guerra do Paraguai, sobretudo no ambiente militar. Com a derrubada do governo imperial e proclamada a República, Dom Pedro II embarca com a família para Portugal.



E a esposa de Benjamin Constant, a verdadeira guardiã de sua memória, Maria Joaquina Botelho de Magalhães
Filha do diretor do "Imperial Instituto dos Meninos Cegos", Cláudio Luis da Costa, conheceu Benjamin Constant quando este assumiu o ensino de matemáticas na escola. Casaram-se e ela foi venerada por seus discípulos como a grande inspiradora das virtudes positivistas do "Fundador da República".



Bem, o total de convivas à mesa é de 11 pessoas. Como são 12 lugares, restou um lugar para um “convidado desconhecido”... E queremos que você indique qual personalidade deveria sentar-se neste lugar. Pode ser um brasileiro, um estrangeiro, contemporâneo de Benjamin Constant ou não: pode até  mesmo ter vivido antes ou depois de sua época. a escolha é livre, já que, na mesa em exposição, misturamos personagens de épocas e origens diferentes, pensando em pessoas que compartilhariam os ideais e ideias de nosso patrono – ou que, até mesmo, que o inspirariam.

Ao fim da exposição, divulgaremos as personalidades mais lembradas pelos visitantes que vierem aqui no museu - que inclusive participarão do sorteio de uma peça de Paulo Vergueiro (veja post anterior) - e também as que foram escolhidas via internet.

Participe! Basta preencher o formulário abaixo e dizer: quem falta na mesa de "Um Jantar com Benjamin"?


A vencedora do sorteio da peça de Paulo Vergueiro, foi Jane Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!