quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Intervenção Artística "Um Jantar com Benjamin"

A mesa montada: ambiente clássico com um jogo de mesa contemporâneo e bem brasileiro!

Inaugurada no último sábado, dia 18 de outubro, aniversário de nosso Museu Casa, a Intervenção Artística "Um Jantar com Benjamin" ocupa a Sala de Jantar de nossa Casa Histórica com muita pompa. Utilizando peças em vidro artesanal reciclado do artista plástico Paulo Vergueiro, a mesa para o jantar de aniversário de nosso patrono conjuga o estilo contemporâneo com algumas peças clássicas de nosso acervo com muito acerto. A beleza das peças em vidro colorido, primordialmente da linha criada pelo artista neste ano, toda em verde e amarelo e com a forma da banana aplicada sobre as mesmas, chama a atenção de qualquer pessoa.

A ideia criativa veio da junção deste trabalho exclusivo e primoroso de Paulo Vergueiro com nossa vontade de marcar o aniversário de Benjamin com algo belo e diferente ser exposto. Somamos a isso conceitos históricos que gostaríamos de divulgar e, dessa forma, escolhemos nove convidados - além do próprio Benjamin e sua esposa, Maria Joaquina -para compor a "mesa do jantar". Expoentes como Rui Barbosa, Pinheiro Machado, e até Auguste Comte e sua esposa, Claudete de Vaux, estão “presentes à mesa”, onde incluímos uma breve biografia de cada um, para que o público entenda suas ligações com nosso patrono. Até mesmo o Imperador Pedro II - devido às suas ligações de amizade com Benjamin - está presente. E, sabendo de sua predileção pelo Sorvete de Pitanga, montamos uma mesa especial que contempla esta “paixão imperial”, contando com a receita de um legítimo sorvete feito à época, além da exposição de uma sorveteira do século XIX, peça de nosso acervo, trazida dos Estados Unidos de presente para Maria Joaquina - a Sra. Benjamin Constant - por um de seus genros.

Um dos lugares de um dos convidados.


Além disso a mesa contempla um cardápio sob medida para a ocasião, que homenageia os convidados com pratos como “Peru à Marechal Deodoro” e “Salada de Saumon à Clotilde de Vaux”, o que nos recorda de como eram pomposas as refeições no século XIX.

Mas a mesa não está completa: nove convidados mais Benjamin e sua esposa totalizam onze pessoas. Como são doze cadeiras, restou um lugar para um “convidado desconhecido”. Esta foi a forma de envolvermos o público visitante em nossa comemoração, que se estende até a Semana da República – entre 15 e 23 de novembro: quem vier visitar a mostra receberá uma cédula para preencher e depositar em uma urna, indicando qual personalidade indicaria para fazer parte deste “jantar”. Decidimos não direcionar a escolha, nem mesmo a nacionalidade, já que, na mesa em exposição, misturamos personagens de épocas e origens diferentes, pensando em pessoas que compartilhariam os ideais e ideias de Benjamin Constant – ou que, até mesmo, que o inspirariam.

A bandeja que será sorteada entre os visitantes que participarem de nossa enquete, aqui no Museu


Ao fim da exposição, divulgaremos as personalidades mais lembradas pelos visitantes e sortearemos entre os mesmos uma das bandejas em vidro feitas por Paulo Vergueiro, em exposição na mesa.

A vencedora do sorteio da peça de Paulo Vergueiro, foi Jane Lima.


Serviço: 
“Um Jantar com Benjamin”
De 18/10 a 23/11/2014
De quarta a sexta das 10h às 17h
Sábados e domingos das 13h às 17h
Sala de Jantar do Museu Casa de Benjamin Constant
Rua Monte Alegre, 255
Santa Teresa – Rio de Janeiro
Tels.: 3970-1168 – 3970-1177

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!