terça-feira, 23 de setembro de 2014

Concurso de fotos "Um selfie com Benjamin"




A Primavera está aí, chegou, se instalou! E com ela, como dizem os poemas e canções, a "vontade de viver" aumenta, se multiplica, se acende! De crianças a idosos, de jovens a adultos, todos iluminam seu olhar e enxergam em dias mais bonitos, novas possibilidades para sua vida...

E a ordem do dia passa ser a de aproveitar: o mundo, as pessoas, as novidades, o que há de bom, enfim. Uma das coisas a que muitos se dedicam nesta época do ano é a de andar mais ao ar livre. E aí, vale andar pelas ruas de seu bairro, no calçadão das praias como muitos curtem aqui no rio, pelas praças e pelos parques. Parques como o nosso! E aí, nos veio uma ideia...

Dias mais luminosos e verde ainda mais verde! É a Primavera em nosso Museu.
Você sabia que temos um busto de nosso patrono bem em frente à sua antiga casa? Doado pelo Clube Positivista do Rio de Janeiro e exposto à frente do Museu Casa desde sua fundação, ele tem muitas histórias para contar. É um ponto onde a admiração pela memória de Benjamin Constant, o Fundador da República do Brasil, se torna bastante evidente aqui em nosso museu. A partir do tema Museus Criativos proposto pela 8ª edição da Primavera de Museus organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, ao qual somos vinculados - contribuiu para o desenvolvimento de uma atividade que fosse criativa e atual, como é a fotografia tipo selfie, em destaque nas redes sociais, e que mobiliza crianças e adultos, jovens e idosos. E como estamos na estação das flores, pensamos: por que não criarmos uma atividade lúdica - e primaveril - em torno desse busto? Tudo se fechou quando observamos o fenômeno dos selfies nas redes sociais. Hoje, tudo é motivo para selfie, não é? Pois então: que tal oferecer uma flor a Benjamim, através de sua representação - que é o busto - e registrar esse momento? 

Sim, é uma brincadeira, algo para curtir: você vem passear em nosso parque, respira ar puro, observa o verde das plantas, recebe o vento no rosto, e ainda se diverte: tire sua foto, seu selfie, oferecendo uma flor ao Benjamin, e mande para nós! Sim, queremos que este seu momento "primaveril histórico" entre para nossa história! Além de ficar registrado em um álbum de nossa página no Facebook, você ainda corre o risco de ser premiado!

"1889", de Laurentino Gomes, autografado: olha o prêmio!

É isto mesmo: o primeiro concurso de fotografias tipo selfie - a própria pessoa se retrata - ou uma outra pessoa registra o momento em que você oferece uma flor para nosso busto. Daí, você manda a foto para a gente, e concorre a um prêmio super bacana: e que prêmio é este? Um livro "1889", de Laurentino Gomes, autografado pelo próprio e entregue a você!

A foto mais divertida, original, bem tirada e bonita, claro, será selecionada por uma comissão julgadora que avaliará tudo isso para premiar apenas uma pessoa. Alguém que teve o carinho de vir visitar o parque e a casa de Benjamin Constant e que, em plena primavera ofereceu-lhe uma flor. Um gesto delicado de grande significado.

Mas pode bolar algo engraçado também: ofereça a flor, segure a flor ao lado do busto, flerte com o busto, beije a flor, venha vestido de flor(!), mas participe. Só não vale interferir no busto, pois ele é parte de nosso patrimônio museológico: deixe o patrono como ele gosta, quietinho. Você é a atração, você é a diferença, você é a graça da foto!

Para tirar a foto, você pode vir qualquer dia, a partir de amanhã, dia 24 de setembro, até o domingo da próxima semana, dia 5 de outubro, entre 8h e 17h, horário em que nosso parque está aberto. Nesse dia - 5 de outubro - até a meia noite, é o prazo final para envio das fotos para nosso e-mail exclusivo para isso. A divulgação das fotos será feita em um álbum específico em nossa página no Facebook a partir do dia 13 de outubro. Mande sua foto e espere um pouquinho que ela vai aparecer por lá. Daí, é só torcer.

O resultado do concurso vai ser divulgado no dia 15 de outubro em nossa página no Face, em nosso Twitter e também aqui no Blog. E o prêmio será entregue no dia 18 de outubro, data em que se comemora os 32 anos de nosso Museu!

Então, vamos ao passo a passo pra você entender:

1 - Venha a nosso museu no período de 24 de setembro a 5 de outubro, de 8h às 17h (horário de nosso parque aberto), e traga uma flor - que pode ser real, de plástico, de pano, do jeito que você quiser;

2 - Tire sua foto do jeito que achar melhor: você tira, ou um amigo tira. Mas só pode ser UMA pessoa na foto, com uma flor, junto ao busto de Benjamin Constant, que fica bem em frente de nosso museu casa;

3 - Ofereça a flor ao busto, beije-a, faça uma carinha bonita, seja criativo!

4 - Mande para a gente, por e-mail e com a autorização de publicação assinada, a melhor foto que você tirou: uma e só uma foto - que a gente vai publicar em nosso álbum no Facebook;

5 - A partir do dia 13/10, confira lá sua foto em nosso Face: a página fica em www.facebook.com/MuseuCasaBenjaminConstant

6 - Aguarde e torça: quem sabe você não ganha um livro autografado pelo Laurentino Gomes?

Deu para entender? Se não, mande suas perguntas para o e-mail museubenjaminconstant@gmail.com - e leia o regulamento completinho (clique!) para saber de tudo com detalhe.

Agora: não deixe de vir e aproveitar nosso parque! No período de 22 a 28/09 estamos comemorando a Primavera dos Museus, e todo dia, o primeiro a chegar para visitar o Museu Casa ganha um catálogo de nosso museu! Se não der para você, venha tirar sua foto do mesmo jeito, pois elas serão aceitas até o dia 5/10! Leia o regulamento (clique!) para saber para onde e como enviar sua foto - só vale uma! - e torça!


Update 13/10/2014 - e a vencedora do concurso foi... KAMYLLE AMORIM! Parabéns!
(veja a foto de Kamylle em nossa página no Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!