quarta-feira, 9 de julho de 2014

1º Pic-Nic de Troca de Sementes e Mudas: um dia de festa em nosso Museu!

A mesa do Pic-Nic em grande estilo: frutas, sucos e comidinhas saudáveis.

Conforme o post convite que fizemos aqui mesmo, você sabe que no último dia 4 de maio realizamos o 1º Pic-Nic de Troca de Sementes e Mudas em nosso parque. O evento idealizado pelo grupo paulista "Árvores Vivas" foi o primeiro do gênero realizado no Rio de Janeiro e comemorou a chegada do outono ao hemisfério sul. Muita gente passou por aqui e aproveitou uma coisa ou outra, conforme seu interesse.

Na barraca da Associação Agroecológica de Teresópolis, legumes e verduras orgânicas mostravam sua beleza.

Logo cedo a Associação Agroecológica de Teresópolis, convidada a participar do evento, montou sua barraca oferecendo frutas, verduras e legumes orgânicos. Outros comestíveis como compotas e geléias também foram oferecidos, além do famoso suco verde feito por "dona" Ana, que montou seu espaço em nossa cozinha.

Todos os ingredientes à postos para preparar o famoso suco verde de Dona Ana.

O pessoal da associação trouxe muitas sementes tanto para troca, quanto para doação. Imagine ganhar de presente uma semente de Acelga para plantar numa pequena horta dentro de casa e colher a verdura sempre? Pode ser difícil conseguir algo assim, devido à falta de sol ou de nutrientes para o solo onde a semente for plantada, mas não custa tentar, não é?

As sementes que chegavam eram arrumadas em um banco ao redor de uma frondosa árvore
de nosso parque em baldes ou pequenos frascos, com indicação do que eram (foto menor).
... e os grupos de interessados iam se formando e conversando sobre hortas, plantas, pragas, adubação, etc...

Houve muita troca de informação entre os adultos que formaram círculos de conversa sobre plantas e sementes. Outros aproveitaram e fizeram "a feira" na barraquinha da associação. E outros ainda aproveitaram para conhecer o Museu e as trilhas do parque.

Manfred Berg inicia sua oficina em nosso canteiro ecológico.
As crianças brincaram muito por todos os lados, mas foi na hora da Oficina Prática de Montagem de Minhocário e Composteira, dada por Manfred Bert do Minhocário Arboreum, que elas mais se divertiram. O "tio" foi bastante prático e brincalhão com todas elas e soube equilibrar bom humor com informações que todos aproveitaram. Ficamos sabendo por exemplo que as minhocas genuinamente brasileiras são muito grandes e por isso não servem para minhocários pois não produzem húmus suficiente - somente "trabalham" na terra. Já suas "irmãs" importadas são menores, o que permite uma concentração maior de sua população dentro de um espaço exíguo como o de um minhocário, produzindo mais húmus, em consequência.

A mesa de Pic-Nic arrumada logo na entrada do evento esteve "florida": muita gente trouxe sua contribuição em forma de suco, chá ou sanduíche, além de pães, bolos e frutas - a maior parte feita de forma caseira ou de empresas que já fabricam produtos orgânicos.

A diferença de tamanho entre a minhoca brasileira - à esquerda - e a americana -
à direita: as menores podem ser utilizadas em minhocários.

Foi realmente um evento de muito sucesso e muito agradável a todos, em que estiveram presentes, cultura, ecologia, sustentabilidade, conscientização ambiental - e também um pouquinho de "degustação". E, temos certeza, será apenas o início de vários eventos do tipo em nosso parque.


Nota Importante: para saber quando haverá nova troca de sementes acesse o blog do evento, mantido pela associação Árvores Vivas, que agora vem realizando-o evento trimestralmente aqui no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!