quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nosso "Doutor Verde"

Olá, estamos de volta de nosso recesso!

Nosso novo Doutor, Marcos Felipe de Brum Lopes.

E de volta com uma novidade das melhores: o historiador de nosso museu, Marcos Felipe de Brum Lopes, acaba de receber seu título de Doutorado em História! A tese foi defendida na Universidade Federal Fluminense - UFF - e foi centrada no trabalho do fotógrafo Mario Baldi, nascido em 1896 em Salzburg, na Áustria, que trabalhou no Brasil nos anos de 1921 a 1928 e de 1934 a 1957. Em seu trabalho, Baldi focou nossos índios e seus registros fotográficos são dos mais importantes para a história brasileira e de seus habitantes originais.

Marcos Lopes entre o Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, e o diretor
do Museu de Etnologia de Viena, Christian Feest, avaliando o acervo de Mario Baldi
na cidade. Foto: O Diário

Mas, voltando ao Marcos, podemos caprichar nos predicados sem medo de errar: servidor dos melhores, pessoa humana das mais sensíveis e colega sempre presente, Marcos merece todo nosso carinho, respeito e admiração pelo feito pois, em paralelo a seus estudos também realiza pesquisas sobre nosso museu - em particular a que apresentamos aqui - apoia outros pesquisadores que nos procuram em sua busca pelo conhecimento, é o responsável pelo Arquivo Histórico e Bibliográfico de nosso museu, e estuda línguas como forma de complementar um currículo que já é dos mais bem formados. Isso tudo sem falar pelo seu gosto pela natureza e por sua preservação, o que nos levou a criar o "título" de "Doutor Verde" para ele, nesta ocasião. Sempre próximo a ela - nasceu e foi criado junto ao cultivo de produtos agrícolas - valoriza a agricultura orgânica e a agroecologia como práticas que aprendeu desde menino com seu pai e seu avô. E aqui mesmo, em nosso museu, é um entusiasta responsável por diversas ideias e novidades em nossos recantos verdes: canteiro ecológico, parque e trilhas.


Marcos Felipe e sua banca examinadora: sucesso afinal!
Esperamos que Marcos alcance todo o sucesso possível em seus trabalhos, pois ele merece. E, para completar o ano, além de ter apresentado sua tese com muito reconhecimento, vai ganhar um outro presente e outra grande responsabilidade: será papai em meados do ano - uma vida nova com felicidades e desafios que, sabemos, ele saberá viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!