segunda-feira, 28 de abril de 2014

Evento em nosso parque: Pic-Nic de Troca de Sementes e Mudas



Você gosta de plantas e flores, costuma cultivá-las e tem, em casa, diversos vasos, canteiros, jardineiras, entre outros espaços para ver estes lindos seres crescerem? Então você vai adorar o 1º Pic-Nic de Troca de Sementes e Mudas que vai ocorrer no próximo dia 4/05, domingo, a partir das 10 da manhã, em nosso parque. A ideia é do grupo paulista Árvores Vivas, que já realizou este evento 15 vezes em São Paulo - veja tudo neste blog - sendo um a cada mudança de estação, em um parque da capital paulista.

O evento se destina ao encontro das pessoas com a natureza das cidades e, longe de pregar simplesmente uma "fuga" de nosso ambiente do dia a dia - praticamente sem contato com a natureza - estimula que a levemos para nossas casas e apartamentos, e que convivamos, de acordo com a possibilidade de cada espaço, com o que há de verde nas cidades. A ideia é também a de troca de experiências no trato de plantas, de receitas de produtos mais naturais (orgânicos por exemplo), e de fazer novos amigos, é claro!

Foto do 9º Pic-Nic de Trocas de Saberes, Sementes e Mudas em São Paulo, organizado pelo Árvores Vivas.

Além do troca troca de sementes e mudas - e doação, se você tiver em quantidade - vai ter também uma feirinha de produtos orgânicos: frutas, legumes e verduras cultivados naturalmente, além de sucos e alimentos produzidos como manda a mãe natureza, trazidos pela Associação Agroecológica de Teresópolis.

A programação organizada por nosso museu prevê:
  • Visita mediada ao nosso canteiro ecológico, que possui berçário de mudas, horta, compostagem e horto;
  • Plantio de mudas;
  • Lanche coletivo para o qual solicitamos que os participantes contribuam com um alimento natural: frutas, salgados, sanduíches e sucos.

Que tal um lanche orgânico no lugar do almoço de domingo?

E nosso museu casa estará aberto especialmente pela manhã, a partir das 10h, com fechamento normal às 17h. Venha participar e conhecer um admirável mundo novo da natureza dentro da cidade!

Update 30/04: incluída na programação do museu uma Oficina Prática de Montagem de Minhocário e Composteira! Quem quiser participar e puder, guarde nesta semana e leve para o evento restos orgânicos, como cascas de frutas (evitem cítricos), de legumes e folhagens que sobrarem (evitem também coisas cozidas e temperadas). Assim teremos material para a oficina. Até lá!

Update 02/05: veja abaixo algumas dicas para quem vier ao evento.
1. Quem desejar pode trazer toalhas ou cangas para usar no parque. Teremos algumas mesas para apoiar os alimentos ofertados mas, pelo número de confirmações até o momento, será necessário que nos acomodemos pelo jardim;
 

2. A Associação Agroecológica de Teresópolis trará cestas orgânicas para venda, quem deseja aproveitar, pode trazer sua sacola. Eles oferecerão também suco verde, mudas e bate-papo para tirar dúvidas sobre hortas etc.

3.Quem vier de ônibus poderá pegar o 014 ou 006 na avenida Graça Aranha, no Centro. Há um ponto bem em frente ao museu: é o quarto ponto de ônibus da rua Monte Alegre;

4. Quem vier de carro deve seguir pela Rua do Riachuelo e virar à direita na Rua Monte Alegre. Pelo número de pessoas confirmadas, não será possível estacionar dentro do museu, já que o espaço de estacionamento será usado para o evento. Permitiremos a entrada e saída de veículos para descarga de material. A Rua Monte Alegre atualmente tem mão única até o museu e há vagas para estacionamento do lado esquerdo da via. Clique no link abaixo para ver mapa para chegar ao local: 


2 comentários:

  1. Agradeço a atenção e o capricho com que trataram a 1ª edição no Rio de Janeiro, já estamos lançando a 3ª edição no Parque Eduardo Guinle em Laranjeiras.
    Esta edição foi um sucesso, e muito se deu pela forma como os visitantes foram acolhidos pelos funcionários do Museu, assim como pelo Sr Marcos Lopes.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Daniela,
      Muito obrigada por sua visita e comentário. Gostamos muito de participar e receber em nosso parque o 1º Pic Nic Troca de Sementes e Mudas. Esperamos poder realizá-lo novamente no futuro.

      Excluir

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!