sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Como fazer Calda Bordalesa?

Para quem tem um pequeno jardim ou uma pequena horta, vale a pena aprender a fazer a Calda Bordalesa em casa. Fungicida natural que age contra a chamada "ferrugem" dos caules, contra o "cancro cítrico" (causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri.), contra a "vassoura de bruxa", que ataca os cacaueiros - e é causada por um fungo - entre outras pragas, a Calda Bordalesa é simples de fazer e de aplicar. Foi outra das boas receitas utilizadas em Agricultura Orgânica que o produtor rural, Sr. Alexandre Lopes, nos ensinou em sua oficina no último aniversário de nosso museu. Confira o vídeo:



Para registrar - a Calda Bordalesa é feita com:
50 g de sulfato de cobre
50 g de cal virgem
(medida aproximada pois sempre há perda durante o processo)
Deve-se utilizar luva e máscara protetora para manusear estes ingredientes e também a calda.
Coloca-se cada um dos materiais em um tecido de algodão, faz-se uma trouxinha e pendura-se dentro de um vasilhame plástico com água, deixando as substâncias filtrarem lentamente. Retira-se as trouxinhas, e a calda está pronta!

Note que o Sr. Alexandre também citou a Calda Sulfocáustica, um outro fungicida feito com enxofre e cal virgem. Esta, no entanto, deve ser feita e utilizada na mesma hora, diferente da Calda Bordalesa que pode ser guardada para posterior aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!