sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Flamboyants em flor

Um flamboyant isolado numa campina, mostrando bem sua enorme copa em forma de guarda chuva.

Neste mês, por toda a cidade, temos observado belas árvores cobertas por flores em tom de laranja intenso. Em nosso bairro as mesmas aparecem aqui e ali, com o mesmo ar de bela e generosa florada. Que árvore é esta? É o já famoso Flamboyant, que tem origem no continente Africano e em Madagascar especialmente, mas que adaptou-se ao clima brasileiro com facilidade.

Apenas um de nossos belos flamboyants floridos.

Segundo pequena pesquisa que fizemos, a "Delonix regia" também é conhecida como "Flor do Paraíso", "Pau Rosa" e "Acácia Rubra" e, embora esteja ameaçada de extinção em seu estado selvagem, é muito cultivada pelo seu valor ornamental, sendo comum a encontrarmos em ruas, praças, parques, entre outros espaços urbanísticos . Apesar de toda a sua beleza, possui raízes superficiais e muito danosas, que destroem as calçadas a seu redor.

Um flamboyant em residência particular na rua de nosso museu.

Mas, se nos concentrarmos apenas em sua beleza e porte - podem chegar de 7 a 10 metros de altura, com copa em forma de guarda chuva, às vezes com diâmetro maior que sua altura - certamente nos desligaremos dos problemas que podem causar e ficaremos maravilhados com seu visual, tropical e esfuziante! Como não notar aquela massa de verde com muito laranja balançando ao vento, em doses generosas?

Outro flamboyant de nosso parque, localizado próximo ao mirante.

Em nosso parque encontramos pelo menos quatro flamboyants floridos neste momento. Todos com este colorido que contrasta lindamente com o céu azul puríssimo que tem feito neste verão tão forte. E, apesar de sabermos que sua beleza é transitória, as observamos extasiados diante de tal espetáculo da natureza.

Nota: em virtude dos problemas citados neste post - raízes superficiais para uma árvore de grande porte, entre outros - alguns de nossos flamboyants deverão ser removidos por haver possibilidade de queda. No entanto, tal não deverá ser feito a curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!