segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Fim de ano

Convite para a intervenção artística "Amor,", realizada entre novembro
e dezembro deste ano, em parceria com o Museu da República.

É chegado o final do ano, época de muitas festas, muitas comemorações e, ao fim de tudo, em todos nós, um momento de revisão sobre o que temos feito e também sobre o "futuro imediato" - aqui pensado como "o depois de amanhã", logo ali, no próximo dia 1º de janeiro - o que faremos?

Falando de nosso blog - e, consequentemente, de nosso museu - olhando para o ano de 2013 podemos relembrar dos posts que continuaram a comemoração de nossos 30 anos, completados em outubro de 2012, e levados à frente no mundo virtual até o último mês de setembro (veja aqui o último post desta "comemoração virtual"). As notas publicadas com fundo azul lembravam da comemoração, e nelas destacamos nosso acervo museológico, documental e bibliográfico, o por quê de sermos considerados "A Primeira Casa da República", a vida de Benjamin Constant no "Instituto dos Meninos Cegos" - hoje o reconhecidíssimo Instituto Benjamin Constant - e até uma pequeno passeio pelos primórdios da fotografia, mostrando um bocado de nosso acervo do gênero, um dos bons de nosso país.

Benjamin Constant e seus alunos no Instituto dos Meninos Cegos, ainda na
sede da Praça da República: resgate fotográfico e histórico de nosso blog.


Além destes "destaques dos destaques", é preciso lembrar de notas importantes ou curiosas que também nos deram muito prazer em publicar - e perceber o retorno do público a respeito. Nesta categoria temos "Noel positivista", em fevereiro - onde recuperamos uma canção feita pelo famoso compositor, que falava sobre a doutrina filosófica que nosso patrono trouxe ao país - o charme dos leques do XIX em abril, o evento de lançamento da Rede de Cultura de Santa Teresa, dentro da Semana de Museus, ocorrida em maio - em parceira com o Museu da Chácara do Céu - a Conferência do ICOM (e a visita de seus membros), em agosto, o lançamento do livro "1889" de Laurentino Gomes, em setembro, o início da série sobre a "A3P - Agenda Ambiental da Administração Pública" - em outubro - que continua em 2014 - e os posts sobre a intervenção artística "Amor,", realizada agora em novembro e dezembro em nosso museu, em parceria com o Museu da República. Como esquecer de citar também nossa primeira participação na campanha Outubro Rosa (em outubro, claro), e dos "Consolidadores da República", justamente lembrados por nosso historiador Marcos Lopes bem no 15 de novembro? Ufa! Listando assim, é muita coisa, não é?

E, é claro, houve muito mais. Cada um com sua preferência - história, ecologia, sustentabilidade, século XIX, entre outros temas de que falamos por aqui - acreditamos que muita gente tem curtido este espacinho virtual que estende e divulga um pouco mais de nosso trabalho para a comunidade maior, que frequenta a grande rede.

Visita dos membros do ICOM em agosto: momento importante da museologia no país.

Olhando para 2014, muito há por vir: no mundo virtual, continuando nossas postagens com destaques de nossas coleções, histórias que vamos pesquisando e esclarecendo sobre tudo o que circunda nosso patrono e sua antiga residência e sobre o que acontece em nosso museu casa e em nosso parque, seja no dia a dia, seja em eventos, há sempre muito a destacar. No mundo dito "real", muitas novidades programadas e ainda por programar: todas elas esclarecidas e divulgadas por nossos canais virtuais: nosso blog, nosso twitter e nossa Fan Page no Facebook. Confira-os sempre!

No fim das contas, o que temos a fazer é mesmo concluir com um grande agradecimento a você que nos visita sempre para saber o que anda acontecendo de novo por aqui: pode ser uma nova flor em nosso parque, uma nova forma de apresentar o acervo, ou até mesmo um novo jeito de contar a história! O bom é mantermos este contato sempre, e aumentarmos nosso círculo de amizades virtuais de modo a estabelecermos TROCAS ainda melhores, maiores e mais intensas. Obrigada!

A você, nossos desejos de um FELIZ NATAL e de um FELIZ 2014, com muita luz e muita paz.

Grande abraço,

Equipe Museu Casa de Benjamin Constant

Nota Importante: nosso blog entra em recesso hoje, 23/12, e retorna na semana do dia 6/01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!