quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Piquenique da Rede Ecológica em nosso parque

Participantes da Rede Ecológica registram seu encontro em nosso parque.

Tivemos o prazer de ter nosso parque escolhido como o local de comemoração do aniversário de 12 anos da Rede Ecológica. O evento, que foi realizado no último dia 27, contou com rodas de conversa e troca de conhecimentos, além dos "comes e bebes" característicos, tudo muito natural, como deve ser.

A Rede Ecológica é um movimento social "que visa a fomentar o consumo ético, solidário e ecológico. É constituída de grupos de consumidores que realizam compras coletivas diretamente de pequenos produtores agroecologicos/orgânicos, o que viabiliza a compra desses produtos a preços acessíveis e, ao mesmo tempo, apoia as iniciativas desses produtores.

Na área de nosso Canteiro Ecológico, bate papo sobre iniciativas sustentáveis na cidade.

A Rede nasceu no bairro da Urca, por iniciativa de alguns de seus moradores, e hoje tem dez núcleos espalhados pelo estado. Seis destes estão localizados aqui mesmo na cidade, nos bairros de Botafogo, Humaitá, Santa Teresa, Urca, Vargem Grande e Vila Isabel. Além de compras coletivas de produtos muito naturais, diretamente de seus produtores, a organização desenvolve uma série de atividades relacionadas à ecologia e à sustentabilidade, tais como o reaproveitamento de embalagens, o agroturismo, a criação de grupos de trabalho e organizações envolvidas com as temáticas de segurança alimentar, agricultura urbana, agroecologia e economia solidária, ou seja: uma grande mobilização em torno do que a sociedade civil pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida e a de outros grupos, menos engajados por diversas limitações.

A participação na Rede Ecológica é aberta a qualquer pessoa que se identifique com seus princípios - que são considerados basilares para que se participe da mesma, já que o funcionamento da Rede envolve, por exemplo, o engajamento em trabalhos internos e voluntários. E para fazer parte das compras coletivas da Rede é preciso se associar.

Uma mesa cheia de delícias totalmente naturais para comemorar os 12 anos da Rede Ecológica.

Durante a comemoração em forma de piquenique, os participantes conversaram sobre compostagem, minhocários e sobre uma nova campanha que estão iniciando chamada "Xô saco plástico", que pretende incentivar o uso de sacolas retornáveis, tanto nas compras realizadas dentro da Rede Ecológica, quanto em tantas outras situações onde as "vilãs" - por tantos motivos - as sacolinhas plásticas aparecem como solução de embalagem e transporte. Falaremos mais a respeito oportunamente.

Pelo que soubemos, foi um dia bastante agradável, produtivo e gostoso à sombra de nossas árvores. Que venham outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!