sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Presidente Angelo Oswaldo nos brinda com sua visita

Angelo Oswaldo e nossa diretora, Elaine Carrilho, em nosso parque, em frente ao caramanchão.

O atual presidente do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura, ao qual somos vinculados - Dr. Angelo Oswaldo de Araújo Santos, esteve em nosso museu na última terça feira, dia 22, pela manhã. Em visita breve, mas muito proveitosa, visitou nosso parque, canteiro ecológico e antigo gazebo, inclusive indicando que neste espaço poderia haver, no futuro, um belo café. Esteve também em nossa sede, a "Casa de Bernardina", lembrando-se de que já havia estado aqui há muitos anos, ainda na época em que presidiu o IPHAN.

Em seu bate papo descontraído com os funcionários, parabenizou a todos pela simplicidade acolhedora de nosso espaço, incentivando-nos a criar novos e maiores convênios e parcerias com diversas escolas, museus e centros de cultura ligados à história de Benjamin Constant, de modo a intensificar a troca de experiências e conhecimentos entre todos. Falou também sobre a acessibilidade nos museus, o que, em nosso caso, tendo em vista que nosso patrono foi professor de deficientes visuais, deveria ser um exemplo em acessibilidade na área, a seu ver.

Luis Antonio Santos, arquivista, mostra parte de nosso acervo fotográfico a nosso presidente.
Ao visitar nosso museu casa destacou os pontos altos de nossa exposição, verificando que a casa típica do século XIX, como se encontra, mostra uma outra história, das mais importantes, para além da história de seu ilustre morador. Nossa diretora, Elaine Carrilho, lembrou que, no futuro projeto museográfico, está previsto que duas salas deverão se destacar da exposição como se encontra no momento, sendo uma delas bastante tecnológica, aumentando as fontes de consulta sobre a figura de Benjamin Constant e a temática subjacente, como por exemplo a vida no século XIX, o militarismo no Brasil, a Guerra do Paraguai, O Positivismo, entre outros tópicos. E a outra, destinada a uma "experiência sensorial", que mexerá com todos os sentidos dos visitantes - informações que foram muito bem recebidas por nosso ilustre visitante.

Nossa diretora, Elaine Carrilho, e o presidente, Dr. Angelo, em uma animada troca de ideias sobre a
reprodução do quadro "A Pátria" - de Pedro Bruno, cujo original pertence ao Museu da República.

Em resumo, foi um encontro bastante agradável, e ficamos muito felizes com a visita, contando que Dr. Angelo retorne assim que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!