quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Visitantes do ICOM em nosso Museu


O primeiro grupo de visitantes se aproximando da sede do museu para uma prévia apresentação.

Conforme avisamos aqui, a 23ª Conferência Geral do ICOM - Conselho Internacional de Museus - ocorreu em nossa cidade entre os dias 10 e 17 deste mês. Tivemos o prazer de receber dois grupos de participantes da conferência no dia 13, uma terça feira ensolarada e animada por aqui. Os visitantes fazem parte do DEMHIST - Comitê dos Museus Casas Históricas do ICOM - e a troca de experiências entre todos foi inevitável.

Nossa diretora, Elaine Carrilho, conduzindo um dos grupos para a visitação.

Uma miríade de faces, idiomas, conversas, perguntas, nacionalidades e outras características bem diversas preencheram nosso parque e nosso museu. Espanhois, italianos, franceses, russos, portugueses, holandeses e até nepaleses e guatemaltecos nos deram o prazer de sua visita e de suas observações sobre tudo o que viram. A visita também contou com a participação de diretores de outros museus casas do IBRAM - órgão do Ministério da Cultura ao qual somos afiliados - e também de museólogos e estudiosos de outros museus casas brasileiros, não afiliados ao IBRAM - o que só enriqueceu o encontro.

Um pequeno "receptivo" preparado para os visitantes.

Um dos grupos veio no período da manhã e também visitou o Parque das Ruínas e o Museu da República. O segundo grupo veio no período da tarde e já havia visitado o Museu da Maré, o Museu do Açude e o Museu da Chácara do Céu, finalizando seu roteiro em nossa unidade. Foram quase 80 pessoas que nos deram o prazer de sua presença e que, além da visita ao museu, também conheceram um pouquinho de nosso parque, principalmente o Canteiro Ecológico e o Mirante. Nossa equipe ficou bastante feliz em recebê-los e esperamos que todos também tenham apreciado a visita.

*Gostaríamos de agradecer especialmente aos seguintes profissionais visitantes por terem nos presenteado com catálogos, impressos e mídias de seus respectivos museus / We´d like to thanks specially the professionals visitors below, who gifted us with catalogs, folders and digital media from theirs museums:
Natalya Polenova - Vassily Polenov National Memorial - Museum of History and The Arts and Natural Reserve - Russia
Birendra Mahato - Tharu Cultural Museum & Research Center - localizado em Chitwan, Nepal
Roberto Andréu - Casa M.I.M.A. - localizada na Cidade da Guatemala, Guatemala

*** Um agradecimento especial à Ana Cristina Carvalho e à toda equipe do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, em especial, Chris Starr e Maria Teresa Muylarert Antunes que acompanharam os grupos, e Karin Magnavita de Carvalho pela organização das visitas.***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!