sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fotos de época

Na foto à esquerda, Benjamin Constant - em pé, à esquerda - e colegas: Antônio Enes Bandeira, Alvaro Joaquim de Oliveira, Joaquim Ribeiro de Mendonça e Antônio Carlos de Oliveira Guimarães - 1870. Na foto da direita, Maria Joaquina Botelho de Magalhães com sua filha Aldina.

Integrando o Arquivo Histórico do museu, nosso Acervo Fotográfico é composto em sua maior parte por retratos da família Benjamin Constant, de seus descendentes e amigos, é de enorme interesse para as áreas de antropologia, museologia, história e, principalmente, para o estudo da fotografia no Brasil pois reúne, em uma mesma coleção, todos os processos fotográficos utilizados para a produção de fotografias, desde o daguerreótipo até a fotografia moderna.

Vista panorâmica a partir de nosso caramanchão,circa 1907: vê-se o Campo de Santana, o edifício do Corpo de Bombeiros e demais edifícios do Rio Antigo.
Olympia Coriolano da Costa Gonçalves Dias, cunhada de Benjamin Constant e esposa de Gonçalves Dias.

Destacamos neste post algumas imagens de nosso patrono e sua família que mostram muito mais que pessoas: registram uma época através de imagens que demonstram como as pessoas se posicionavam para o registro fotográfico, como se vestiam, como se portavam, "hierarquias familiares", penteados, indumentária, ambientes e um sem-fim de "códigos", que especialistas estudam para nos trazer uma série de informações sobre a vida em sociedade nos séculos passados. Temos certeza de que muitos estudos nesta área ainda hão de ser realizados, e que nosso acervo é um dos que desperta interesse para tanto.

O escritório de Benjamin Constant em 1891, com  a mesa onde foram assinados os primeiros decretos da República.
Na varanda da casa museu, Maria Joaquina sentada,  ladeada à  esquerda pela filha Aracy e, sentados na escada, seus netos:  Fraenkel à direita e Edith à esquerda, em foto de 1898.


PS: para agendar consultas ao Acervo Fotográfico, entrar em contato com Marcos Lopes pelos telefones 3970-1168 ou 3970-1177. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!