terça-feira, 30 de abril de 2013

Santa Teresa Criativa


Todo mundo sabe que o bairro onde se localiza nossa museu é um local boêmio, artístico e cultural de primeira linha! Santa Teresa tem seu charme tanto por sua geografia, localização e arquitetura quanto pelos inúmeros ateliês e centros culturais que abriga. Mas nem sempre o turista - ou mesmo o morador do Rio que quer conhecer bem o bairro - sabe como localizar estes espaços tão gostosos de se estar, visitar, fruir...

Indicações de onde se localizam construções as mais interessantes como o famoso "castelinho" de Santa Teresa (na verdade, Castelo do Valentim), podem ser encontrados nos mapas disponibilizados no site "Santa Teresa Criativa".

Pois bem: numa iniciativa do SEBRAE-RJ, com o apoio técnico do Instituto IDEIAS - que realizou pesquisa com consumidores no local e entrevistas com alguns dos principais representantes culturais de Santa Teresa - mais dados de fontes como a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do Rio de Janeiro, IBGE, IPHAN, entre outras instituições, foi feito um mapeamento cultural do bairro contando com informações sobre as instituições, espaços e associações ligadas à cultura, os estabelecimentos de comércio típico, os eventos do calendário cultural, os grupos culturais, os monumentos, as personalidades de ontem e de hoje e os artistas e artesãos. O resultado deste trabalho está disponível para consulta na internet através do site Santa Teresa Criativa, que reúne todos estes "atores da cena cultural" de Santa e mostra o caminho até eles ao grande público.

Galerias com fotos organizadas por local de interesse também estão disponíveis para consulta.

Nos links do mesmo você pode consultar informações geográficas e históricas do bairro, conhecer os endereços dos artesãos e artistas, obter informações sobre o comércio local e ainda obter mapas mostrando onde se localizam os espaços culturais, praças e mirantes, os bens imóveis (arquitetônicos) de maior interesse, entre outros do mesmo tipo. Vale a pena consultá-lo sempre para saber "onde ir" em um dos bairros mais charmosos da cidade!

Informações sobre o eclético comércio local também podem ser encontrados no site.

Nota importante: brevemente nosso museu estará ajudando a incrementar ainda mais estas informações através de parcerias, encontros e eventos de diversos tipos. Aqui no blog você ficará sabendo de tudo. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!