quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Acontece no Museu: curso experimental de História da Formação da Cidade do Rio de Janeiro

Cintya Callado (de camiseta preta), coordenou a primeira aula de 2013 do novo curso experimental
Uma das tendências educacionais que têm tido maior destaque em todo o mundo é a integração ativa dos museus e centros culturais com as escolas: atualmente, os museus têm sugerido perguntas a seus visitantes e pesquisadores, ao invés de apenas oferecerem respostas prontas e "fechadas" sobre a história que contam e/ou representam. Uma verdadeira troca entre educação e cultura que enseja uma participação maior e mais ativa dos membros da sociedade com relação à sua própria história, que passam a ter uma visão mais crítica de si mesmos, de sua sociedade e das demais, passando a compreender e respeitar semelhanças e diferenças entre eles e seu entorno.

Pensando neste mundo novo, nosso Núcleo Educativo Cultural elaborou e propôs à Faculdade de Educação da UFRJ um curso experimental sobre a História da cidade do Rio de Janeiro. Inicialmente contando apenas com uma turma piloto do curso de Sociologia, as primeiras aulas aconteceram nas ruas de Santa Teresa, em dezembro, e em nossas dependências, bem na primeira semana deste ano.
As mudanças pelas quais a cidade passou...

Dinâmico e bastante instigante, o conteúdo do curso versa sobre temas importantes da história da cidade - e também do país - tais como a chegada dos portugueses na cidade, o encontro entre as culturas europeia e indígena, a fundação da cidade, a história do bairro de Santa Teresa, entre outros. A coordenação não se esqueceu também de correlacionar nosso acervo com cada um destes temas, evidenciando objetos e fatos que perpassam toda esta história.

... foram destacadas no material de apoio da aula.
Os primeiros encontros foram da melhor qualidade: com um público participativo e curioso, foi possível desenvolver os temas "O Tempo e a História" e “O encontro entre culturas” com muita facilidade e envolvimento. Passamos pela análise de como o tempo afeta, influencia, constroi e destroi monumentos e lugares, formas de uso e ocupações populacionais, de como a história se constitui numa construção dos homens e também do papel ativo dos grupos indígenas no processo histórico da formação da nossa sociedade. Tanto a coordenação de nosso Núcleo Educativo quanto os participantes tiveram momentos de muita aprendizagem e trocas frutíferas que, certamente, influirão decisivamente para sua formação profissional.

A turma recebeu muito bem os novos conhecimentos.

PS: Como dissemos, trata-se de um curso experimental. Futuramente serão feitas avaliações de modo a estendermos tal curso a mais turmas das áreas alvo ou até mesmo a outras áreas e outro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!