terça-feira, 2 de outubro de 2012

30 anos do Museu Casa de Benjamin Constant



O Museu Casa de Benjamin Constant sob um novo ponto de vista.

Benjamin Constant Botelho de Magalhães, nascido a 10 de fevereiro de 1837, filho mais velho de cinco irmãos, parece que foi destinado a servir seu país e seus compatriotas das formas mais diversas e sempre com sacrifício de sua vida pessoal. Ainda menino entrou na Escola Militar do Rio de Janeiro para ajudar no sustento de sua mãe e de seus irmãos. Desde então, por se afinar com as ciências exatas, formou-se matemático, e atuou como professor da matéria em diversos momentos de sua vida. Graduou-se engenheiro militar na Escola de Aplicação do Exército, foi aprovado em vários concursos públicos onde, não raro, alcançava o primeiro lugar, e convocado para atuar na Guerra do Paraguai na patente de Tenente Coronel. Durante a guerra contraiu malária e retornou ao Rio, quando então volta ao magistério no Instituto Imperial dos Meninos Cegos, onde já havia lecionado, desta vez como diretor.

Abolicionista e adepto de outras ideias liberais, posicionou-se decididamente contra o Império e a favor da República, quando a relação entre militares e o governo degradava-se. Em 1889 enfrentou o Ministro da Guerra defendendo o exército, que julgava perseguido e injustiçado, clamando por mérito, disciplina e honestidade. Teve papel decisivo na tomada do poder pelos militares e foi considerado desde então, o Fundador da República. Exerceu cargos de ministro nos primeiros governos provisórios tendo falecido em 22 de janeiro de 1891, quando a Assembleia Nacional Constituinte estava reunida decidindo os rumos do Brasil.
Placa em alusão a Benjamin Constant, localizada na varanda de sua casa.
O artigo oitavo das Disposições Transitórias da Constituição de 1891 determinou que a União adquirisse a casa onde Benjamin Constant viveu seus últimos dias, bem como a colocação da placa em homenagem ao grande patriota. Por iniciativa do deputado Demétrio Ribeiro, foi apresentada e aprovada uma lei que transformaria a casa em museu, com usufruto da viúva até seu falecimento.

A família ocupou a casa até 1961, quando então a antiga chácara foi devolvida à União. Após os preparativos de recuperação da casa e do parque, o Museu Casa de Benjamin Constant foi inaugurado a 18 de outubro de 1982. Por este motivo, outubro é um mês de festas e comemorações em nossa instituição que tanto preza a memória deste notável brasileiro. Neste ano em que completamos 30 anos de existência, pensamos em uma linha temática de comemoração voltada para as raízes de Benjamin, raízes estas que se traduzem em família, em princípios e em vínculos, também de forma atual.

Capa do mini catálogo a ser sorteado entre nosso seguidores do Twitter e amigos de nossa fan page no Facebook.

Teremos comemorações simbólicas que, aos poucos, iremos divulgando por aqui, mas pretendemos também realizar uma bela comemoração virtual, lembrando de inúmeros fatos, detalhes e curiosidades sobre Benjamin Constant e sua casa, objeto de nosso trabalho. Esperamos que vocês curtam tudo o que preparamos para vocês.

E, para completar, vamos sortear entre seguidores de nosso perfil no Twitter e entre os "curtidores" de nossa fan page no Facebook, três Mini Catálogos de nosso museu, que conta com informações básicas sobre o patrono e sua família e sobre o museu casa. Serão ao todo seis Mini catálogos, três para cada uma das mídias.

Regras do sorteios:

1 - Serão realizados dois sorteios distintos, um com grupo de seguidores de nosso perfil no Twitter - @museu_bconstant - e outro com os "curtidores" de nossa fan page no Facebook - http://www.facebook.com/MuseuCasaBenjaminConstant .

2 - Cada sorteio contemplará 3 pessoas que receberão o brinde em suas residências.

3 - Os participantes serão apenas pessoas físicas residentes no país.

4 - Os dois sorteios serão realizados no próximo dia 18 de outubro de 2012.

5 - O resultado será divulgado neste post.

Update 08/11/12 - Os vencedores dos sorteios foram:
No Facebook:
Cauana Vitorino, Suzana Camillo e Dani Jayme Richard, do Rio de Janeiro - RJ
No Twitter:
Rosa Maria Mendes da Silva, do Rio de Janeiro - RJ e Henrique Brandão, de Araraquara - SP

Nota: realizamos um sorteio e um re-sorteio entre nossos seguidores no Twitter e, nos dois casos, os sorteados não nos enviaram endereço para envio do brinde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!