sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Entre dias


"27 de agosto (terça feira) 

O sr. Carlos veio jantar cá. De noite mamãe foi à cidade com papai; não pude acabar hoje o aventalzinho que comecei ontem.

Trecho do livro "O Diário de Bernardina", de Celso Castro e Renato Lemos - Editora Zahar, 2009. 


Foi montada e inaugurada ontem a intervenção "Entre dias", de autoria de Renata Casimiro, em nosso caramanchão, conforme anunciamos aqui. Trata-se de uma delicada montagem de folhas soltas, presos à estrutura do caramanchão, com trechos impressos extraídos do livro "O Diário de Bernardina", filha de Benjamin Constant, que conta o dia a dia da família na casa que hoje se localiza nosso museu, além dos bastidores da Proclamação da República.


Com 16 anos à época, a adolescente Bernardina já demonstrava ideias políticas muito interessantes, claramente vinculadas a um ambiente onde este assunto era parte do dia a dia. Mas também há alguma poesia nos trechos que foram escolhidos pela curadora para realizar a intervenção. Segundo ela, estes trechos mostram algum detalhe das atividades políticas de seu pai, Benjamin Constant, e também de sua rotina, com ênfase em algumas atividades que se repetiam constantemente.


Como parte do "happening" a seleção de "Caramanchão", de Felix Bravo, como música de fundo para o espaço. Venha curtir, é só até o próximo domingo, dia 30/09!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!