terça-feira, 25 de setembro de 2012

Belos objetos do século XIX

Hoje em dia temos muitos objetos com os quais lidamos em nossas casas que podem ter ou não função, isto é, podem ser utilitários ou decorativos. Na casa de Benjamin Constant, típica residência do século XIX, isso também era assim, mas com algumas diferenças e curiosidades. Destacamos aqui algumas belas e interessantes peças de nosso acervo.

Este lindo galho com passarinhos é na verdade um porta lápis. Feito em metal colorido sobre um galho real tem cinco pássaros de cores e posições variadas, pousados lado a lado.

E este é um cartão em tecido com borda trabalhada. Retangular e feito originalmente na cor branca, é decorado com margaridas na parte superior e lateral esquerda que são forradas por tecido nos tons de amarelo, ocre, azul, cor de rosa e vermelho. As folhas e talos são pintados em tons de verde e marrom.


Mais um lindo objeto, o porta cartões é feito em concha de madrepérola, tendo um beija-flor de asas abertas pousado sobre ela. A base é feita em metal decorado com frisos.


Aqui um formoso tinteiro composto por base, recipiente e tampa. Sua base em prata foi decorada com perolado e uma moldura em dourado; ao centro, decoração em prata e dourado, de galhos retorcidos e folhas sobre pedra. A peça é ladeada por suportes circulares dos recipientes e possui quatro pés em prata em forma de galhos retorcidos. Na frente há um medalhão com a inscrição:

"AO DR
BENJAMIM CONSTANT
O PESSOAL DO SEU GABINETE
FEVEREIRO DE 1890.

Os dois recipientes foram feitos em cristal transparente e suas tampas são unidas por uma dobradiça em prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!